Por: Diário Digital Castelo Branco
Ribeiro Farinha, artista plástico natural da aldeia do xisto da Figueira, onde nasceu em 1933, recebeu a Medalha de Mérito Municipal na Sessão Solene do Dia do Município este dia 13 de junho de 2019.
Ribeiro Farinha, artista plástico natural da aldeia do xisto da Figueira, onde nasceu em 1933, recebeu a Medalha de Mérito Municipal na Sessão Solene do Dia do Município este dia 13 de junho de 2019.
Sob proposta do presidente da autarquia, aprovada por unanimidade em reunião de Câmara, o objetivo foi reconhecer o seu percurso profissional e a ligação que sempre manteve a Proença-a-Nova e que, como recordado pelos diferentes intervenientes, resultou na abertura do Espaço Ribeiro Farinha na Sobreira Formosa. A funcionar na antiga escola primária, onde o artista plástico estudou, o Espaço tem mais de 70 pinturas e esculturas, todas doadas.
“Não posso deixar de agradecer ao Município de Proença-a-Nova mais esta condecoração e fico muito comovido e a minha eterna gratidão para quem o dirige. Não esqueço a atenção que no Município sempre deram ao meu trabalho e o empenho que tanto o João Paulo Catarino como o João Lobo fizeram para criar o Espaço Ribeiro Farinha”, referiu o homenageado na sua intervenção. “Depois de uma caminhada dura e longo pelo país e pelo mundo, sempre para satisfazer a minha sede de mais saber e mais conhecimento, retornei ao ponto de partida. Saí daqui aos 21 anos para a tropa e depois começou a minha aventura que me levou, felizmente, a muitos lados e depois, simbolicamente, retornei ao ponto de partida. Quero dedicar esta medalha à minha família que sempre esteve comigo, nos bons e maus momentos, e sobretudo à minha querida filha que nos deixou cedo de mais”, concluiu, emocionado, Ribeiro Farinha.
João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, fez referência aos 86 anos de vida de Ribeiro Farinha e ao seu “traço único e inconfundível” com que traduziu os seus olhares, pensamentos e sentimentos. “Quisemos, portanto, reconhecer este caminho que permanecerá sempre nas mais de oitenta obras que nos doou e em todas as outras da sua autoria e nas que ainda irá realizar, atribuindo a medalha de mérito municipal pelo extraordinário percurso de vida”. Também João Paulo Catarino, presidente da Assembleia Municipal, recordou a conversa tida com Ribeiro Farinha no momento em que este doou o espólio atualmente exposto, bem como a importância da sua obra. “O concelho não esquece a sua gratidão e a forma como tem elevado o nome de Proença-a-Nova e, acima de tudo, o orgulho que tem em dizer que é proencense e isso, a nós, enche-nos também de orgulho”.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet