Por: Patrícia Calado
Decorreu, no passado fim de semana, mais uma edição da Feira Medieval de Sarzedas. Um evento que, ao longo dos anos, se tem vindo a consolidar e a levar cada vez mais visitantes a esta aldeia.
Decorreu, no passado fim de semana, mais uma edição da Feira Medieval de Sarzedas. Um evento que, ao longo dos anos, se tem vindo a consolidar e a levar cada vez mais visitantes a esta aldeia.
Celeste Rodrigues, presidente da Junta de Freguesia de Sarzedas, não escondeu o orgulho de ver a aldeia com um forte dinamismo e visitantes, que não quiseram faltar a mais uma edição.
“Sarzedas fez uma viagem. A alegria, o convívio, a festa, todo este envolvimento, o entusiasmo das pessoas… esta é uma maneira de atrair pessoas, e estamos a consolidar estes eventos, queremos Sarzedas na moda”, referiu a autarca.
Além do convívio e da festa, este certame tem também impacto económico para a freguesia, já que, a população aproveita para dar a conhecer os seus produtos e o artesanato da região.
“A parte económica também está a resultar, porque as pessoas vêm vender os seus produtos, o seu artesanato. Isto é para quem vem vender, comprar e conviver”, acrescentou Celeste Rodrigues.
Tal como indicou a presidente desta freguesia, Sarzedas é uma freguesia rural, com tradições muito vincadas fazendo assim “sentido reportar este ambiente” para esta aldeia.
A Feira Medieval vem ainda fomentar um dos objetivos da Câmara Municipal de Castelo Branco, que luta pela coesão territorial do concelho. Assim, Luís Correia, presidente da autarquia albicastrense, não quis faltar ao certame.
“Este é um evento que fazemos nesta freguesia, que chama pessoas a Sarzedas. Podemos ver dinamização que temos, é um evento que honra a história desta freguesia, que promove os produtos que aqui são feitos, tanto a nível particular como empresarial”, frisou o edil.
O certame é assim uma aposta no futuro desta aldeia, tal como todas as outras feiras das diversas freguesias rurais do concelho de Castelo Branco.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet