Por: Diário Digital Castelo Branco/Lusa
A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) organiza um eco-evento, na sexta-feira, na praia fluvial da Aldeia Ruiva, no concelho de Proença-a-Nova, com o objetivo de atrair visitantes para o território.
A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) organiza um eco-evento, na sexta-feira, na praia fluvial da Aldeia Ruiva, no concelho de Proença-a-Nova, com o objetivo de atrair visitantes para o território.
Com a primeira edição do EcoEvento Sunset Party À Beira d'Água, a CIMBB pretende tornar o território "mais apetecível para os turistas", referiu à agência Lusa o secretário-geral da organização, Hélder Henriques.
Segundo o responsável, um dos objetivos do evento "passa por mostrar [aos participantes] que na Beira Baixa, embora sendo um território do interior", existem "produtos turísticos muito interessantes".
"Procuramos tornar a Beira Baixa como um destino turístico que tem muitos recursos e transformar uma fragilidade [que é a interioridade] numa oportunidade de desenvolvimento económico, social e cultural", disse o secretário-geral da CIMBB.
O ecoevento À Beira d'Água, que vai decorrer entre as 18:00 e as 00:00, de sexta-feira, na praia fluvial da Aldeia Ruiva, em Proença-a-Nova, tem entrada livre.
Trata-se de uma experiência que "foi pensada para toda a família", segundo a entidade promotora.
O programa inclui música, ‘showcooking' com especialidades da região, insufláveis e pinturas infantis, passeios de gaivota na ribeira da Isna, entre outras atividades.
A CIMBB refere em comunicado que, "como um ‘sunset' memorável não se faz sem música", o eco-evento vai contar com artistas conhecidos como Paulino Coelho, Merche Romero e Fernando Alvim e, como convidados especiais, Rui Unas e Rita Ferro Rodrigues.
A organização tem a expectativa de "ter muitas pessoas" no evento, uma vez que o cartaz "é apelativo".
Naquele dia, a Comunidade Intermunicipal também vai apresentar uma brochura, em várias línguas, sobre o turismo no território, um livro com fotografias de fotógrafos amadores da região e uma aplicação (para telemóveis Android) que, segundo Hélder Henriques, ficará disponível para as pessoas "saberem o que têm à sua volta, usufruírem e saberem onde podem ficar alojadas".
"As pessoas devem vir à Beira Baixa e descobrir o coração da Península Ibérica, que é genuíno, e têm oportunidades para passarem uns dias com a família e descobrirem os nossos concelhos", rematou o secretário-geral da CIMBB.
O eco-evento organizado pela CIMBB, que pretende promover a Beira Baixa enquanto destino turístico de eleição para as férias de verão, "será a primeira de um conjunto de várias iniciativas, que irão decorrer no território".
A organização refere que À Beira d'Água é um evento de ativação do produto turístico Trilhos da Natureza promovido pela CIMBB, no âmbito do projeto Produtos Turísticos Integrados "Beira Baixa: 3 Dias. 3 Experiências", cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet