Diário Digital Castelo Branco - Trabalhadoras de empresa de Belmonte com ordenados em atraso suspendem contratos Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Trabalhadoras de empresa de Belmonte com ordenados em atraso suspendem contratos

Trabalhadoras de uma empresa de calçado em Belmonte vão suspender os contratos de trabalho por estarem “a caminhar para o terceiro mês” sem receber salários, informou hoje o Sindicato dos Trabalhadores do Setor Têxtil da Beira Baixa.

  • Economia
  • Publicado: 2019-07-09 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Trabalhadoras de uma empresa de calçado em Belmonte vão suspender os contratos de trabalho por estarem “a caminhar para o terceiro mês” sem receber salários, informou hoje o Sindicato dos Trabalhadores do Setor Têxtil da Beira Baixa.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, o sindicato especifica que está em causa a empresa "Classic Belmonte Shoes", que está sediada no Parque Industrial daquela vila do distrito de Castelo Branco e que emprega cerca de 20 pessoas, a maioria das quais mulheres.

Lembrando que a empresa foi apoiada por fundos comunitários do Portugal 2020 e pela autarquia local, o sindicato também refere que a empresa está a pagar os ordenados com atraso desde outubro de 2018 e garante que a situação se tem agravado nos últimos meses.

"As trabalhadoras têm feito todos os esforços para que a empresa ultrapasse as dificuldades, nomeadamente horas extraordinárias para que se terminem as encomendas atempadamente. Ainda assim, chegaram ao final do mês de junho sem terem recebido o vencimento de maio", aponta a informação subscrita pela presidente da direção do sindicato têxtil, Marisa Tavares.

Segundo o referido, a empresa não cumpriu o compromisso de efetuar o pagamento de maio até ao dia 05 de junho e também não deu qualquer justificação para o sucedido, pelo que as trabalhadoras apresentaram um pré-aviso de greve que dava à empresa a possibilidade de efetuar o pagamento até dia 08.

Sem que o pagamento fosse feito, a maioria das trabalhadoras decidiu efetivar a greve no dia de hoje e também já solicitou apoio à Câmara de Belmonte, que é presidida pelo socialista António Dias Rocha, que se comprometeu a "tentar efetuar contactos junto da empresa e a promover uma reunião entre a empresa, o sindicato têxtil e a autarquia”.

Na nota, o sindicato também reitera que mesmo com a suspensão dos contratos, os trabalhadores se mantêm vinculados à empresa e que basta que os pagamentos em atraso sejam realizados para que estes voltem ao trabalho.

Contactado pela agência Lusa, o proprietário da empresa, António Ferreira, recusou prestar declarações, tendo apenas esclarecido que não se está a caminho de três meses sem salários porque o atraso é de dois meses.

PUB

PUB

PUB

PUB