Oleiros: Reconhecimentos marcaram Dia do Concelho

O Dia do Concelho - ocasião que pretende enaltecer e afirmar o orgulho Oleirense - foi comemorado a 12 de agosto. A sessão solene consistiu em dois momentos a destacar: a entrega de condecorações honoríficas no setor humanitário, cultural e profissional; e a assinatura de protocolos e contratos-programa entre o Município e 16 instituições do concelho.

  • Região
  • Publicado: 2019-08-17 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O Dia do Concelho - ocasião que pretende enaltecer e afirmar o orgulho Oleirense - foi comemorado a 12 de agosto. A sessão solene consistiu em dois momentos a destacar: a entrega de condecorações honoríficas no setor humanitário, cultural e profissional; e a assinatura de protocolos e contratos-programa entre o Município e 16 instituições do concelho. 

Segundo a informação a que o Diário Digital teve acesso, todas as personalidades/instituições distinguidas foram propostas pelo executivo municipal, avaliadas e aprovadas em reunião de câmara e surgem na sequência do Regulamento de Concessão de Distinções Honoríficas. A título póstumo, foi condecorado com a Medalha de Honra Municipal Avelino Mateus Ferreira. Também a título póstumo foi atribuída a Medalha de Mérito Municipal a quatro Senhores Ex-Comandantes dos Bombeiros Voluntários de Oleiros: Francisco Alves de Matos; Armindo Lourenço da Silva; Álvaro Ferreira de Matos; Francisco Fernandes. Ainda no setor humanitário, foi atribuída Medalha de Mérito Municipal - grau ouro ao Corpo Ativo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros. 

No setor cultural a Sociedade Filarmónica Oleirense recebeu a Medalha de Mérito Municipal – grau ouro. 

 

No setor profissional foram condecorados os trabalhadores municipais em exercício de funções com o tempo efetivo mínimo de 30 anos de serviço, recebendo a Medalha Municipal de Dedicação e Bons Serviços - grau ouro: José Coelho Caldeira (47 anos), Alino Luís Domingues (45 anos), Filipe Luís Ribeiro Mendes (39 anos); Isidro Domingues Luis (39 anos); Rufino da Conceição Antunes (39 anos); José António Alves da Silva (38 anos); João Domingues Luís (36 anos), Júlio Martins Salgueiro (36 anos); Luís Martins Domingues (36 anos); Álvaro de Jesus Lopes (33 anos); Acácio Manuel Batista Afonso (32 anos); Agostinho da Conceição Graça (32 anos); António da Silva Reis (32 anos); Carlos Luis Ribeiro Mendes (32 anos); João Ramos Mateus (32 anos) ; José Domingues Luís (32 anos); José Manuel da Costa Escada Antunes Martins (32 anos); Cremilde de Jesus Lourenço Ventura (31 anos); Isabel Alves de Jesus Luis Domingues (31 anos); João Manuel Mendes Alves (31 anos); Maria Helena Lourenço Nunes Lopes (31 anos).

Tal como em anos anteriores, foram também assinados os protocolos e contratos-programa entre o Município e algumas instituições do concelho, num total de 16 entidades e de 386.250,00€ distribuídos pelas coletividades. Estes acordos têm um período de vigência de 1 de agosto de 2019 a 31 de julho de 2020. Assinaram neste dia, a(o): Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, Corpo Nacional de Escutas - Agrupamento 1080 – Oleiros, Centro Social Paroquial do Estreito, Santa Casa da Misericórdia de Álvaro, Santa Casa da Misericórdia de Oleiros, Associação Pinhal Total Oleiros Aventura, Associação Recreativa e Cultural de Vale do Souto, Associação Trilhos do Estreito, Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado, Grupo dos Amigos Incondicionais do Orvalho, Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros, Sociedade Filarmónica Oleirense, Grupo Maltez e Desportivo do Mosteiro, Associação Recreativa e Cultural de Oleiros, Casa do Benfica em Oleiros, Grupo Desportivo Águias do Moradal. 

Como habitual, as comemorações do Dia do Concelho tiveram início na madrugada do dia 11, com um espetáculo piromusical. Na manhã de dia 12, o Içar da Bandeira fez-se na presença da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, seguida da sessão solene e terminou em plena celebração com a atuação do grupo Anjos e Dj Shark.

PUB

PUB

PUB

PUB