Por: Diário Digital Castelo Branco
O CDS de Castelo Branco foi recebido na passada terça-feira, 29 de Outubro, na habitual audição do executivo camarário aos partidos para apresentação da proposta de orçamento do município para 2020.
O CDS de Castelo Branco foi recebido na passada terça-feira, 29 de Outubro, na habitual audição do executivo camarário aos partidos para apresentação da proposta de orçamento do município para 2020.
A representar o CDS esteve o presidente da concelhia, Mark Pereira, que se fez acompanhar pelo deputado municipal, eleito pelo partido, Francisco de Oliveira Martins.
Foram apresentadas medidas nas áreas do urbanismo, turismo, inovação e tecnologia, transportes e ainda na área florestal e ambiental.
"A reunião decorreu de forma breve, mas cordial," afirma em nota de imprensa Mark Pereira. "Houve alguma abertura para uma ou outra medida nova, mas encontrámos alguma resistência a medidas já antes apresentadas e das quais não abdicamos."
As medidas habituais dizem respeito à isenção de pagamento de estacionamento nos parques cobertos da câmara nas primeiras duas horas, como estímulo ao comércio e serviços locais, ou à constituição de um gabinete técnico florestal para dar qualidade científica à definição de políticas e ações no terreno que visem preservar e potencial os recursos florestais e ambientais do concelho. A proposta para lançamento de um concurso internacional de ideias para a Zona Histórica de Castelo Branco, já mencionada pelo CDS em sessão de Assembleia Municipal, foi também apresentada nesta reunião pelos centristas.
O CDS apresentou ainda a proposta de alargamento da rede de fibra ótica a todas as freguesias do concelho, o alargamento da rede de wi-fi gratuito aos principais espaços públicos e turísticos do concelho, a uniformização das placas turísticas e toponímicas do concelho, com inclusão de informação turística através de códigos QR, que podem ser lidos nos telemóveis. Na área da coesão territorial, os centristas lançaram a ideia de constituição de um sistema de transporte a pedido para ligar as freguesias à sede do concelho, à semelhança do que já vai sendo feito em outros municípios do distrito e do país.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet