Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 24 de dezembro de 2011

Privatização/EDP: Seguro afirma na Lardosa que PS vai estar “muito atento”

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O secretário-geral do PS, António José Seguro, garante que o partido vai estar "muito atento" à privatização da EDP, considerando ser "muito importante" que a empresa "mantenha a capacidade estratégica no nosso país".

O secretário-geral do PS, António José Seguro, garante que o partido vai estar "muito atento" à privatização da EDP, considerando ser "muito importante" que a empresa "mantenha a capacidade estratégica no nosso país".

Em comunicado, a Parpública revelou na quinta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que os chineses da Three Gorges Corporation foram os escolhidos para a aquisição da participação pública de 21,35 por cento na EDP.

Para António José Seguro, "é bom que o Governo tenha presente que o PS estará muito atento à fiscalização desta decisão", referiu ontem à margem de uma visita a uma instituição de solidariedade de Castelo Branco que foi também a sua primeira visita ao distrito de Castelo Branco, onde nasceu (é natural de Penamacor), desde que foi eleito secretário-geral do PS.

Para o líder do PS, "é muito importante que a EDP mantenha a capacidade estratégica no nosso país: é uma empresa muito importante para todos nós".

O líder da oposição garantiu que "o PS vai estar muito atento à concretização desta venda", recordando que, em julho, os socialistas exigiram a alteração à lei das privatizações "que ficasse considerada a necessidade de haver uma forte preservação do interesse nacional".

No caso, "é do interesse nacional que a EDP continue a ter uma perspetiva estratégica, tanto no país, como fora de Portugal".

O PS promete acompanhar o processo "com essa exigência".

António José Seguro sublinha que "não está só em causa a aquisição destas ações, também estão comprometidos outros deveres com o novo acionista da EDP em termos do projeto industrial, de financiamento da atividade e há vários recursos envolvidos".

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!