Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O Departamento de Ciências Aeroespaciais da Universidade da Beira Interior participou na criação de um conjunto de equipamento para acoplar a um planador para que este possa levantar voo de forma autónoma, anuncia a instituição
O Departamento de Ciências Aeroespaciais da Universidade da Beira Interior participou na criação de um conjunto de equipamento para acoplar a um planador para que este possa levantar voo de forma autónoma, anuncia a instituição.
O equipamento elétrico foi testado com sucesso no planador modelo Swift'Light da marca Aeriane, que normalmente descola empurrado a partir de uma colina ou rebocado por outra aeronave.
Basicamente, o conjunto consiste num motor elétrico e respetivas baterias, sendo que o maior desafio no desenvolvimento do projeto foram as limitações de espaço e peso do planador.
Segundo o departamento universitário, os equipamentos finais, produzidos em França, acrescentam 17 quilos ao planador e já foram testados com sucesso em voo a partir do aeródromo de Castelo Branco.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet