Por: Diario Digital Castelo Branco
No passado dia 29 de Novembro, o Município da Sertã assinou o Pacto de Autarcas, numa cerimónia realizada no hemiciclo do parlamento Europeu em Bruxelas.
No passado dia 29 de Novembro, o Município da Sertã assinou o Pacto de Autarcas, numa cerimónia realizada no hemiciclo do parlamento Europeu em Bruxelas.
O Pacto de Autarcas (em inglês: “Covenant of Mayors”) é um movimento europeu que envolve autarquias locais e regionais que se empenham voluntariamente no aumento da eficiência energética e na utilização de fontes de energia renováveis nos respectivos territórios. Entre os vários compromissos assumidos com a assinatura, destaca-se a superação da meta definida de mais de 20% de eficiência energética, mais 20% de energias renováveis e uma redução de 20% nas emissões de gases com efeito de estufa e a elaboração de um Plano de Acção Sustentável em matéria de energia até 2020.
A anteceder a cerimónia de assinatura, decorreu um debate alusivo ao tema “De que modo as cidades inteligentes e as regiões contribuem para a Estratégia Europa 2020?”, seguido pelo almoço com o Comité das Regiões.
A cerimónia de assinatura, apresentada pelo jornalista Alex Taylor, foi presidida por Janez Potočnik, Comissário Europeu do Ambiente, e contou com a presença de Mercedes Bresso, Presidente do Comité das Regiões. Desde 2009, mais de 3000 municípios já assinaram o Pacto de Autarcas, de onde 70 são portugueses. Nesta última cerimónia, para além José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, também a autarquia de Valença assinou o Pacto de Autarcas, na pessoa do seu Presidente, o sertaginense Jorge Mendes.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet