Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O presidente da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade da Beira Interior (UBI), Miguel Castelo Branco, vai abandonar o cargo para presidir ao Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB), confirmou o próprio à agência Lusa.
O presidente da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade da Beira Interior (UBI), Miguel Castelo Branco, vai abandonar o cargo para presidir ao Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB), confirmou o próprio à agência Lusa.
O médico e a respetiva equipa entram em funções na segunda-feira no CHCB, que engloba os hospitais da Covilhã e Fundão, enquanto na faculdade haverá eleições para eleger um novo presidente, referiu.
De acordo com os estatutos da instituição universitária, "o conselho de faculdade tem um prazo de três meses para eleger a nova equipa diretiva", explicou Miguel Castelo Branco.
Depois de convidado pelo Governo, aquele responsável teve de optar entre os dois cargos, por força da lei que impede os gestores hospitalares de acumularem outras funções, sejam ou não remuneradas.
Ao deixar a liderança da Faculdade de Ciências da Saúde, Miguel Castelo Branco frisou que continuará a encarar o ensino da Medicina no interior do país "como uma das prioridades" enquanto presidente do conselho de administração do CHCB.
Miguel Castelo Branco é especialista em medicina interna no CHCB, onde dirige o serviço da Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) e o Departamento de Urgência/Emergência e já presidiu ao conselho de administração entre 2002 e 2006.
Integram o novo conselho de administração, Rosa Balesteros, especialista em Medicina Interna, que será a nova diretora clínica do CHCB, enquanto António João ocupará o lugar de enfermeiro diretor.
Fazem ainda parte do órgão Orminda Sucena, funcionária do CHCB, e Anabela Almeida, docente da UBI, onde faz parte do Departamento de Gestão e Economia.
O novo presidente do conselho de administração do CHCB é militante do CDS-PP, partido pelo qual já foi candidato à Câmara da Covilhã, mas está afastado das atividades partidárias há mais de uma década.
Sucede no cargo a João Casteleiro, cirurgião e docente da FCS, que havia sido nomeado pelo anterior Governo socialista de José Sócrates.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet