Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 3 de janeiro de 2012

TDT: Rede Aldeias do Xisto reúne-se com Anacom e PT no Fundão para solucionar falta de cobertura

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A falta de cobertura pela Televisão Digital Terrestre (TDT) nas Aldeias do Xisto vai ser debatida no Fundão, na próxima semana, numa reunião com a PT e a Anacom, revelou hoje o coordenador da ADXTur, Rui Simão.

A falta de cobertura pela Televisão Digital Terrestre (TDT) nas Aldeias do Xisto vai ser debatida no Fundão, na próxima semana, numa reunião com a PT e a Anacom, revelou hoje o coordenador da ADXTur, Rui Simão.

“Deverá sair da reunião uma solução para o problema”, disse à agência Lusa o coordenador da Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto (ADXTur), indicando que os 15 municípios onde se localizam as 27 aldeias da rede também participarão no encontro.

A reunião deverá realizar-se na segunda-feira, no complexo Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, às 15:00, disse.

Segundo Rui Simão, a decisão de promover a reunião foi hoje comunicada pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) à ADXTur.

Em notícia hoje publicada pelo jornal i, este responsável da ADXTur mostrou-se preocupado com a chegada da TDT, realçando que “quase todas as aldeias, das 27 que existem na rede, não têm cobertura da Televisão Digital Terrestre a não ser através do satélite”.

Depois de gastarem 30 milhões de euros nos últimos dez anos na recuperação de habitações das Aldeias do Xisto, incluindo o enterramento de cabos e a eliminação de antenas, estas povoações, visitadas por milhares de turistas nacionais e estrangeiros, “regressam de certa forma à estaca zero”, afirma.

“Nas 27 Aldeias de Xisto, as três mil habitações vão ter de instalar disco de satélite para a TDT”, refere o i.

Em cada aldeia, “devem ser encontradas soluções coletivas”, a fim de evitar a proliferação de antenas parabólicas nos edifícios, defendeu hoje Rui Simão, em declarações à Lusa.

Na sua opinião, “este é um caminho que deverá ser alargado a outras redes históricas”, como é o caso do circuito das Aldeias Históricas, na Beira Interior, maioritariamente afetadas pelo mesmo problema da falta de cobertura da TDT.

Com sede no Fundão, a ADXTur integra 27 aldeias serranas dos distritos de Coimbra e Castelo Branco, abrangendo os concelhos de Arganil, Castelo Branco, Covilhã, Figueiró dos Vinhos, Fundão, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Oleiros, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penela, Sertã, Proença-a-Nova e Vila de Rei.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!