Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 7 de janeiro de 2012

Preços dos combustíveis sobem de novo na próxima semana e batem recorde

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Os preços dos combustíveis vão disparar mais de três cêntimos, por litro, já a partir da próxima semana. O aumento nas bombas terá maior impacto na gasolina do que no gasóleo.

Os preços dos combustíveis vão disparar mais de três cêntimos, por litro, já a partir da próxima semana. O aumento nas bombas terá maior impacto na gasolina do que no gasóleo.


Feitas as contas, a gasolina deverá passar a custar quase 1,63 euros por cada litro e o preço do gasóleo poderá chegar aos 1,49 euros/litro. São valores recorde.

Isto tendo por base o preço de referência do litro de gasolina em Portugal, que varia entre 1,594 euros e 1,599 euros, enquanto o do gasóleo oscila entre 1,454 euros e 1,459 euros.

Esta subida significativa nos postos deve-se, por um lado, ao aumento registado nas cotações do Brent (crude de referência) - que tem vindo a subir devido à ameaça europeia de suspensão ao petróleo do Irão - e, por outro lado, à subida das cotações do gasóleo e da gasolina nos mercados internacionais, que dispararam cerca de 6% desde o início desta semana.

Além disso, a cotação do euro face ao dólar tem agravado os efeitos desta subida para os consumidores europeus, uma vez que o «ouro negro» é negociado em dólares. A moeda única encontrava-se esta sexta-feira no valor mais baixo, desde 2010, face à divida norte-americana.

Em declarações à Lusa, fonte oficial da Galp Energia diz que «a petrolífera limita-se a reflectir semanalmente a evolução das cotações médias do gasóleo e da gasolina em euros no mercado europeu».

Dados de Bruxelas mostram que, após impostos, o preço médio da gasolina de 95 octanas praticado em Portugal é o 9º mais caro em toda a Europa. Já o preço do gasóleo ocupa a 13ª posição entre os mais caros.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!