Por: Diário Digital Castelo Branco/Lusa
A Câmara do Fundão vai isentar o pagamento da taxa de esplanadas no concelho durante o período em que vigora o estado de calamidade devido à covid-19, anunciou hoje aquela autarquia do distrito de Castelo Branco.
Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, o município presidido por Paulo Fernandes explica que a decisão está enquadrada no plano de contingência municipal para a covid-19 e que pretende incentivar a economia local.
A informação frisa ainda que esta medida também tem como objetivo "facilitar a criação de regras de distanciamento que permitam cumprir as recomendações da Direção-Geral da Saúde para a reabertura de cafés e restaurantes".
O Governo autorizou a reabertura de cafés e restaurantes a partir do dia 18, com lotação de 50%, adotando regras de segurança sanitária e distanciamento social, no âmbito do plano de desconfinamento anunciado.
Segundo a DGS, deve ser privilegiada a utilização de espaços destinados aos clientes em áreas exteriores, como as esplanadas e serviço ‘take-away', e a disposição, sempre que possível, das cadeiras e as mesas por forma a garantir uma distância de, pelo menos, dois metros entre as pessoas.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 292 mil mortose infetou mais de 4,2 milhões de pessoas em 195 países e territórios.
Mais de 1,4 milhões de doentes foram considerados curados.
Em Portugal, morreram 1.175 pessoas das 28.132 confirmadas como infetadas, e há 3.182 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet