Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 12 de janeiro de 2012

Portagens: Pinhal Interior Norte defende isenções e descontos na A23

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

 A Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte (CIMPIN) defendeu hoje a aplicação do regime de discriminação positiva na utilização da autoestrada A23, que liga Guarda a Torres Noves, para os munícipes dos concelhos que a integram.

 

 A Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte (CIMPIN) defendeu hoje a aplicação do regime de discriminação positiva na utilização da autoestrada A23, que liga Guarda a Torres Noves, para os munícipes dos concelhos que a integram.

Em comunicado, a estrutura representativa de 14 municípios (nove do distrito de Coimbra e cinco de Leiria) considera que o Governo se equivocou ao associar a unidade territorial do Pinhal Interior Norte à concessão do Interior Norte, ou seja à A24, que liga Viseu a Chaves.

"Por considerar tratar-se de um equívoco, a CIMPIN pede ao ministro o regime de discriminação positiva para a utilização da A23, sendo esta a via que mais serve os interesses económicos e sociais do Pinhal Interior", lê-se no comunicado.

Segundo João Marques, presidente da CIMPIN e da Câmara Municipal de Pedrógão Grande, "alguém se deve ter esquecido de olhar para o mapa, pois não faz sentido nenhum a associação que fizeram".

Em declarações à agência Lusa, o autarca sublinhou que é um "absurdo" municípios mais do litoral, como Pombal, beneficiarem do regime de discriminação positiva e concelhos como Ansião ou Alvaiázere, que estão mais próximas da A23, não estarem a usufruir do mesmo sistema.

"O Governo não pode deixar de considerar que a A23, que dá acesso a Lisboa e Castelo Branco, é a via que melhor serve os interesses da maioria dos concelhos abrangidos pela CIMPIN", sublinhou.

Para João Marques, "a maioria dos concelhos da comunidade intermunicipal do Pinhal Interior Norte raramente utilizam a A24, enquanto se deslocam com regularidade na A23" sem estarem a beneficiar das isenções e descontos.

A CIMPIN representa os concelhos de Pedrógão Grande, Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pêra e Figueiró dos Vinhos (Leiria) e Arganil, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penela, Tábua e Vila Nova de Poiares (Coimbra).

O regime de discriminação positiva é um sistema misto de isenções e descontos nas taxas de portagem para as populações e empresas locais.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!