Por: Cristina Valente
O Presidente da Junta de Sarzedas é agora também provedor da Santa Casa da Misericórdia, depois de ter assumido a vice-provedoria, Anselmo Levita assume agora a liderança da instituição.
O Presidente da Junta de Sarzedas é agora também provedor da Santa Casa da Misericórdia, depois de ter assumido a vice-provedoria, Anselmo Levita assume agora a liderança da instituição.
Uma das suas principais preocupações é cumprir com os compromissos assumidos aquando da construção do lar “essa é a grande preocupação que temos” assume à RBI Anselmo Levita, que recorda que a construção de um lar é sempre uma obra dispendiosa e obrigou à realização de alguns empréstimos que é preciso agora pagar.
Mas o novo provedor pretende também aumentar o número de irmãos “divulgando mais esta misericórdia” diz Anselmo Levita. O provedor pretende também criar um núcleo de voluntariado “não temos voluntários e achamos que é importante criar esse grupo para que a freguesia sinta um pouco mais a sua Santa Casa, colaborando com ela”.
Outro dos objetivos traçados é reavivar a horta da misericórdia “temos um espaço que pode ser utilizado pelos voluntários ou pelos utentes para fazerem uma pequena horta e usufruírem dos produtos ali cultivados”.
A Santa Casa da Misericórdia de Sarzedas assume na freguesia um papel preponderante desde logo porque é o principal empregador daquela freguesia “atualmente temos cerca de 20 colaboradores” diz Anselmo Levita.
Por outro lado, a misericórdia assume-se como um apoio à população da freguesia “temos uma freguesia com muitas localidades, muitos distantes umas das outras, e temos uma população maioritariamente idosa que precisa de apoio” uma particularidade que vai exigir um esforço acrescido da misericórdia para poder ajudar todos os necessitados “com a crise que se vive as dificuldades tendem a aumentar e a misericórdia só pode dar conta da sua disponibilidade para ajudar, sempre as que as solicitações sejam devidamente fundamentadas” afirma Anselmo Levita.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet