A Associação refere, no Pots que publicou na sua página de Facebook, que "privilegiando a relação e o contato de proximidade que sempre pretendemos ter e manter com a 'nossa' população, sentimo-nos no dever de informar toda a comunidade, população utente, os nossos amigos e seguidores de que, de facto, se confirma a situação exposta e que, nesse sentido, foram tomadas todas as medidas e providências necessárias e indispensáveis, em articulação com todas as entidades competentes, na eminência de uma situação preocupante e alarmante como esta.
Com o intuito de informar, como já dissemos, mas também de apelar à calma e à serenidade da população, informamos que, no seguimento do desenrolar da situação em causa, neste momento, após a detetação do caso confirmado, deu-se início, de imediato, ao rastreio e controlo de toda a situação e o seu impacto, e foram testados todos os Bombeiros e restantes funcionários da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova que mantiveram contato com o Bombeiro infetado ou qualquer tipo de ligação com outros colegas que o tiveram ou mantiveram, já tendo sido realizados um total de quarenta e três testes (43), por forma a perceber-se, detetar-se e controlar-se, com a maior brevidade possível, a dimensão do impacto de uma situação como esta. Assim, neste momento, podemos avançar que dos 43 testes realizados, 13 dos resultados já são conhecidos, existindo, infelizmente, mais um (1) caso positivo de COVID-19, não se podendo, contudo, afirmar ou confirmar a associação direta entre o primeiro caso conhecido e este. Aguardamos ainda, porém, o resultado de 30 testes.
Assumimos o compromisso de atualizar toda a população, sobre esta, que se considera, preocupante e danosa situação, obviamente sem culpados e precedentes premeditados, com o intuito de comunicar com transparência e verdade e de, acima de tudo, salvaguardar, a saúde pública, como agentes de proteção civil, de primeira linha, que somos e que nunca, em momento algum, o esquecemos ser.
Este comunicado surge agora, no momento oportuno para o fazermos uma vez que, numa primeira instância e contato com esta realidade, foi nosso passo imediato e prioritário, tentar perceber e controlar a dimensão da situação relatada, como todos o entenderão.
Mais uma vez, apelamos à calma e à serenidade de todos, e reforçamos que foram, e estão a ser tomadas todas as medidas necessárias e obrigatórias para fazer face à situação relatada, pretendendo diminuir e evitar, o mais possível, o seu impacto e consequências nos nossos Bombeiros, seus familiares e população.
Outro dado importante do qual pretendemos descansar a população, é que o seu socorro e assistência não está, nem nunca esteve, em causa.
Aos nossos Bombeiros que, infelizmente, se conhece e confirma o contágio com COVID-19, desejamos as rápidas melhoras e recuperação, e reafirmamos que contam com todo o nosso apoio.
Com amizade e toda a consideração,
O Comando do Corpo de Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova", lê-se no comunicado dos Bombeiros.