Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 31 de janeiro de 2012

Castelo Branco: Rui Alves Nomeado para o Instituto Geográfico Português

Por: Cristina Valente

Rui Alves, de 48 anos, até agora docente do IPCB, foi nomeado no passado dia 27 de janeiro para o cargo de sub-diretor geral do Instituto Geográfico Português.

Rui Alves, de 48 anos, até agora docente do IPCB, foi nomeado no passado dia 27 de janeiro para o cargo de sub-diretor geral do Instituto Geográfico Português.

Doutor em Planeamento Regional e Urbano pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa com a tese «Planeamento e ordenamento do território e o Estado Português — Contributos para uma intervenção renovada», Rui Alves é também Mestre em Planeamento Regional e Urbano pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa e Licenciado em geografia e Planeamento Regional, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Foi Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Civil da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco, na Área Científica de Planeamento e Transportes e assistente do Departamento de Engenharia Civil da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco.

No X Governo Constitucional, foi assessor Especialista do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território.
O seu vasto curriculum dá ainda conta de uma passagem pelo Centro Nacional de Informação Geográfica, com colaborador/Investigador.

A sua atividade no Centro de Sistemas Urbanos e Regionais do Instituto Superior Técnico, no Centro Nacional de Informação Geográfica e no Instituto Politécnico de Castelo Branco centrou-se nas políticas de urbanismo, planeamento e ordenamento do território, rede urbana e acessibilidades, sistemas de informação geográfica, urbanismo sustentável, mobilidade e transportes sustentáveis e interdependências entre usos do solo e transportes.

Esta atividade vem traduzida na docência e na orientação de teses de mestrado e doutoramento, na coordenação e participação em projetos de investigação científica como o «RUAOT — Rede Urbana e Transformações Recentes na Organização do Território», «BEOT — Bases para um Esquema de Ordenamento do Território a Nível do Continente» e «Interdependências entre usos do solo e transportes», todos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, «Deslocações para escola na cidade de Castelo Branco.

Por uma mobilidade mais sustentável», financiado pela Fundação CalousteGulbenkian, e Projeto Mobilidade Sustentável nos municípios de Castelo Branco e Idanha -a -Nova, financiado pela Agência Portuguesa para o Ambiente, bem como na prestação de serviços de consultadoria e de apoio técnico a entidades nacionais, tanto da administração central, como também da administração regional e local.
Foi organizador de encontros científicos e profissionais nacionais e internacionais. É autor de mais de meia centena de trabalhos científicos e técnicos, muitos dos quais publicados em livros, capítulos de livros, revistas e atas de conferências da especialidade, nacionais e estrangeiras.

Rui Alves foi também Coordenador da Unidade Técnica e Científica de Engenharia Civil da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco, Presidente eleito do Conselho Científico da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco, Investigador do Centro de Sistemas Urbanos e Regionais do Instituto Superior Técnico.

Como consultor é autor de diversos estudos e pareceres de ordenamento do território e de desenvolvimento urbano, e de planos urbanísticos, elaborados para entidades nacionais.
 

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!