Por: Cristina Valente
Os 27 trabalhadores da AROX Ambiente, instalada na zona industrial de Castelo Branco, suspenderam os contratos de trabalho por causa dos ordenados em atraso.
Os 27 trabalhadores da AROX Ambiente, instalada na zona industrial de Castelo Branco, suspenderam os contratos de trabalho por causa dos ordenados em atraso.
O ultimo vencimento que receberam foi metade do mês de outubro, em falta estão os meses de novembro e dezembro. Dos subsídios, férias e natal, foi paga apenas uma parte.
Fonte sindical ligada ao processo disse ao DDCB que no inicio da semana passada os trabalhadores da produção já não foram trabalhar, depois de terem dado o prazo legal à empresa, após a suspensão de contrato, 8 dias. Na passada sexta-feira apenas estavam na empresa os trabalhadores do escritório e desenhistas, que apresentaram a suspensão mais tarde e que aguardavam o decorrer do prazo legal, para se efetivar a suspensão e poderem ficar em casa já hoje, terça-feira.
DDCB tentou por várias vezes contactar a empresa, mas o telefone já não funciona, “os telefones foram cortados no inicio da semana” informou-nos depois fonte sindical.
No inicio de dezembro o sindicato dos metalúrgicos esteve reunido com a administração, uma reunião que decorreu em Lisboa, onde estava instalado o escritório da empresa. Na altura a administração informou o sindicato que esperava uma injeção de capital, “foi dada esperança que a situação se resolveria, mas a verdade é que nada mudou e nem matéria-prima já havia para trabalhar” diz a mesma fonte.
Na semana passada a Autoridade das Condições de Trabalho (ACT) esteve reunida com a administração, em Castelo Branco, e neste momento está juntamente com o sindicato a regularizar a situação dos 27 trabalhadores, para que possam ter direito aos subsidio de desemprego.
“A empresa não tratou do modelo 544, para que possam ter subsidio de desemprego, e somos nós, sindicato, que estamos a tratar do processo”. Esta semana o Sindicato dos Metalúrgicos pretende marcar uma reunião com a administração para tentar perceber o que se vai passar a seguir.
DDCB tentou contactar a administração, e ligou para o escritório, situado na rua Presidente Wilson em Lisboa, foi-nos dito que se tratava de uma empresa de contabilidade onde a administração da AROX Ambiente tinha um escritório,”já não estão cá, saíram na semana passada, e não sei para onde se mudaram” foi tudo o que nos disseram.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet