Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 4 de dezembro de 2020

A23/A25: PS de Castelo Branco saúda redução das portagens

Por: Diário Digital Castelo Branco

A Federação Distrital do Partido Social (PS) de Castelo Branco saúda a redução em 50% do valor das portagens na A23 e A25, e prometeu continuar a lutar pela suspensão dos pagamentos naquelas vias.

Em comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, a Federação Distrital de Castelo Branco do Partido Socialista diz querer , de forma clara e sem qualquer espaço para dúvidas, saudar a redução em 50% do valor das portagens das autoestradas ex-Scut [vias sem custos para o utilizador], nomeadamente nas autoestradas A23 e A25.

Aquela estrutura liderada pelo também presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, declara que "a Assembleia da República aprovou uma proposta de alteração do Orçamento do Estado (OE2021) apresentada pelo PSD para a redução das portagens nas autoestradas A22, A23, A24 e A25, que integram, respetivamente, as concessões do Algarve, da Beira Interior, do Interior Norte e da Beira Litoral/Beira Alta, e que terá início em janeiro, uma vez que os partidos chumbaram a parte que remetia para 01 de julho a entrada em vigor.

A proposta prevê um desconto de 50% no valor da taxa de portagem, aplicável em cada transação. A redução aumenta para 75% no caso dos veículos elétricos e não poluentes.

Esta parte das propostas de alteração apresentada pelos sociais-democratas foi aprovada com os votos contra de PS e IL, a abstenção do PAN e os votos a favor dos restantes.

Também se lê na nota de imprensa que, a estrutura socialista ressalva que a medida faz "parte integrante do OE2021, que só foi possível graças à maioria que o viabilizou na Assembleia da República e onde pontificou o voto expresso, favorável e inequívoco do PS, que o aprovou".

Segundo o referido, tal "vem ao encontro das posições já anteriormente tomadas pelas estruturas regionais e pelos deputados e autarcas do Partido Socialista, que têm a ambição da progressiva suspensão da cobrança de portagens até que os índices de riqueza e desenvolvimento atinjam, como inicialmente previsto, a média nacional".

"Conscientes da dimensão e alcance das nossas responsabilidades, bem como da confiança e esperança que os nossos concidadãos em nós depositam, a Federação Distrital de Castelo Branco do Partido Socialista continuará a lutar, em todas as frentes, pela suspensão das portagens nas ex-Scut, bem como pelas condições de vida e desenvolvimento das nossas populações".

Aquele órgão afirma igualmente que aquelas vias "apenas foram construídas pela vontade política e esforço do Partido Socialista".

"Dito isto, importa também relembrar, em abono da verdade, que a introdução da cobrança de portagens nas autoestradas em regime de Scut foi, em 2010, uma exigência expressa do PSD para a viabilização do Orçamento de Estado para 2011", acrescenta.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!