Por: Diário Digital Castelo Branco
O PSD de Castelo Branco manifesta "estupefação" face à posição da Federação Distrital do PS, que saudou a redução em 50% do valor das portagens na A23 e A25.
"Ler as notícias vindas a público, de um comunicado do PS sobre as portagens, com um argumento digno de um filme cómico, é perceber que os seus dirigentes vivem numa realidade paralela, numa bolha partidária distante da dura realidade dos habitantes do distrito de Castelo Branco", refere, em comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, Luís Santos, líder da distrital de Castelo Branco do PSD.
A Federação Distrital do PS de Castelo Branco saudou recentemente a redução em 50% do valor das portagens na A23 e A25, e prometeu continuar a lutar pela suspensão dos pagamentos naquelas vias, depois de a Assembleia da República ter aprovado uma proposta de alteração do Orçamento do Estado (OE2021) apresentada pelo PSD para a redução das portagens nas autoestradas A22, A23, A24 e A25, que integram, respetivamente, as concessões do Algarve, da Beira Interior, do Interior Norte e da Beira Litoral/Beira Alta, e que terá início em janeiro, uma vez que os partidos chumbaram a parte que remetia para 01 de julho a entrada em vigor.
A proposta social-democrata prevê um desconto de 50% no valor da taxa de portagem, aplicável em cada transação. A redução aumenta para 75% no caso dos veículos elétricos e não poluentes.
Esta parte das propostas de alteração apresentada pelo PSD foi aprovada com os votos contra de PS e IL, a abstenção do PAN e os votos a favor dos restantes.
Face à posição assumida publicamente pela Federação Distrital socialista, os sociais-democratas manifestaram a sua "estupefação" e perguntam "qual a redução efetiva no preço das portagens entre 2015 e 2019? E entre 2020 e 2021? Os beirões sentiram esse desconto nos seus bolsos?".
"Durante estes seis anos, a única proposta que irá alterar e reduzir significativamente o valor das portagens teve o voto contra dos três deputados do PS. Uma de Castelo Branco (Hortense Martins), um da Covilhã (Nuno Fazenda) e a outra deputada do Fundão (e vereadora do município do Fundão, Joana Bento)", lê-se na nota.
Os sociais-democratas concluem que, se os socialistas não defendem os interesses do distrito, "o melhor que a Federação Distrital do PS faz é continuar calada".
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet