Por: Diario Digital Castelo Branco
O Centro de Ciência Viva da Floresta organizou uma oficina de extração de óleos essenciais, ministrada pela bióloga Susana Paço, monitora do Jardim Botânico de Lisboa.
O Centro de Ciência Viva da Floresta organizou uma oficina de extração de óleos essenciais, ministrada pela bióloga Susana Paço, monitora do Jardim Botânico de Lisboa.
Saber o que são óleos essenciais, conhecer a sua origem e história das plantas que os produzem, as suas propriedades, características, aplicações e as técnicas de extração foram os temas abordados nos três dias de formação.
Segundo a orgagização do evento, foi instrutivo falar-se sobre plantas com que vulgarmente as pessoas lidam e até utilizam na alimentação, numa abordagem científica e técnica diferente do habitual, utilizando a destilação e a prensagem a frio para extrair óleos. Uma prática conhecida, embora numa outra perspetiva, nomeadamente, a extração do azeite e a destilação dos bagaços da uva e do medronho para a produção da aguardente.
Os óleos essenciais são utilizados há milhares de anos, na alimentação, na cosmética e com fins terapêuticos e são matéria-prima de importantes indústrias que vão do sector alimentar à perfumaria. Com a evolução das tecnologias aplicadas à ciência, registou-se uma enorme evolução no conhecimento químico e das aplicações, quer dos óleos, quer das plantas produtoras.
Deu-se o exemplo do limão, do eucalipto, das mentas, da alfazema, dos citrinos e das especiarias que têm origem principalmente na Ásia, assim como de muitos outros.
Na parte experimental extraíram-se essências de alfazema e de limão, que serviu para juntar a uma receita do bolo na caneca elaborada pelos participantes e cozinhada no forno micro-ondas. Os participantes também tomaram contacto com diversos tipos de essências puras e adulteradas, verificando-se a diferença e os cuidados a ter perante falsificações. Portugal é um importador destes produtos, o que em tempo de crise poderá ser uma oportunidade de negócio.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet