Por: Diário Digital Castelo Branco
O XXII Congresso Nacional da Juventude Socialista, reuniu este fim de semana, em meios exclusivamente digitais. Inicialmente previsto para o concelho da Nazaré, as sucessivas renovações de Estado de Emergência acabaram por impulsionar a decisão dos jovens socialistas se encontrarem através de uma plataforma online.
Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, o Congresso elegeu Miguel Costa Matos, 26 anos, de Lisboa, a exercer atualmente as funções de Deputado à Assembleia da República, o novo Secretário Geral da estrutura.
A Federação Distrital de Castelo Branco mantém uma grande representação nos órgãos nacionais, elegendo o seu Presidente Tiago Soares Monteiro enquanto membro efetivo à Comissão Nacional do Partido Socialista (PS) e João Almeida (Covilhã) enquanto membro suplente.
Na Comissão Nacional da Juventude Socialista, órgão máximo entre congressos, a JS Federação Distrital de Castelo Branco elegeu Joana Margarida (Covilhã), Daniel de Almeida (Castelo Branco), Renato Robalo da Silva (Penamacor) e Mariana Morgadinho (Fundão) enquanto membros efetivos, mantendo a representação nos membros suplentes com os militantes Luís Mota (Castelo Branco), Rúben de Matos (Covilhã), João Santos (Belmonte) e João Campos (Castelo Branco).
A Federação Distrital contou ainda com a aprovação das 3 moções setoriais que levou a Congresso: “Por uma transição energética mais célere e justa” de João Patrício, “Economia Ambientalmente Sustentável” de Inês Baptista e “Por uma regionalização de todos e para todos” de João Campos.
A primeira Comissão Nacional do novo mandato deverá reunir no início do ano, sendo expectante o reforço da representação de Castelo Branco nos órgãos a decidir, como o Secretariado Nacional e a representação na Comissão Política Nacional do PS.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet