Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 16 de dezembro de 2020

A23/A25: Assembleia Municipal de Castelo Branco rejeita moção do PSD sobre portagens nas ex-Scut

Por: Diário Digital Castelo Branco com Lusa

A Assembleia Municipal de Castelo Branco rejeitou hoje uma moção do PSD a congratular-se com a aprovação no Parlamento da redução em 50% do valor das portagens na A23 e A25.

O documento apresentado pelos deputados municipais do PSD e subscrito pelas bancadas da CDU, BE, CDS-PP foi chumbado com os votos do PS (21), uma abstenção e oito votos a favor, sendo que os socialistas foram os únicos que não subscreveram a moção.

"Considerando que a redução e posterior eliminação das portagens na A23 é uma antiga e legitima aspiração de toda a população albicastrense, mostrando-se as mesmas como um importante fator de condicionamento do desenvolvimento económico e social do nosso concelho e de todo o interior, a Assembleia Municipal de Castelo Branco congratula-se com a aprovação na Assembleia da República - pelo PSD, CDS-PP, BE e PCP - da proposta de alteração orçamental apresentada com esse objetivo (…)", refere a moção apresentada pelos sociais-democratas.

No documento, os subscritores sublinham ainda que a Federação Distrital do PS de Castelo Branco "veio saudar publicamente a iniciativa do PSD, que culminou com a redução das portagens na A23 [Guarda-Torres Novas] e na A25 [Aveiro-Vilar Formoso], prometendo continuar a lutar pela eliminação dos pagamentos nas duas vias".

A Assembleia da República aprovou uma proposta de alteração do Orçamento do Estado para 2021 apresentada pelo PSD para a redução das portagens nas autoestradas A22, A23, A24 e A25 – ex-Scut (portagens sem custos para o utilizador).

Estas vias integram, respetivamente, as concessões do Algarve, da Beira Interior, do Interior Norte e da Beira Litoral/Beira Alta, e que terá início em janeiro, uma vez que os partidos chumbaram a parte que remetia para 01 de julho a entrada em vigor.

A proposta prevê um desconto de 50% no valor da taxa de portagem, aplicável em cada transação. A redução aumenta para 75% no caso dos veículos elétricos e não poluentes.

Esta parte das propostas de alteração apresentada pelos sociais-democratas foi aprovada com os votos contra de PS e IL, a abstenção do PAN e os votos a favor dos restantes.

Entretanto, a bancada municipal socialista, apresentou outra moção sobre o assunto, que acabou por ser aprovada, apenas com o voto contra do CDS-PP.

O documento refere que "tendo em conta a recente aprovação na Assembleia da República do Orçamento de Estado para 2021, que prevê a redução das portagens na A23 e A25, a Assembleia Municipal de Castelo Branco congratula-se com o facto e reafirma a sua convicção de que é necessário ir-se mais longe e abolir definitivamente as portagens na A23 e A25, para que tal desejo muito antigo possa, finalmente, concretizar-se".

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!