Por: Diário Digital Castelo Branco
Associações da Covilhã estabeleceram uma parceria para entregarem uma ceia de Natal a 600 pessoas carenciadas daquele concelho do distrito de Castelo Branco.
A iniciativa é da Federação de Desportos de Inverno, do Movimento de Cidadania Ativa-Covilhã (composto pelas Conferências de São Vicente de Paulo, Refood Covilhã e paróquias da cidade), em conjunto com o Moto Clube Covilhã - Lobos da Neve, o Lions Clube da Covilhã e Leos, sendo que serão abrangidas 222 famílias, num total de 600 pessoas que se encontram a ser apoiadas pelas Conferências de São Vicente de Paulo, Refood Covilhã e UBICAP - Centro Académico Pastoral.
A ação visa confecionar e distribuir uma refeição composta por sopa, prato principal e sobremesa, para que, "neste ano tão atípico, todos possam ter o seu Natal em família, com serenidade e felicidade", refere a Federação de Desportos de Inverno em nota enviada à agência Lusa.
"Vão ser confecionadas 600 refeições, e para tal, foram necessários 60 quilos de bacalhau, 150 quilos de batatas seis quilos de alhos, cebolas, 20 litros de de azeite e 40 quilos de couves, bem como 600 ovos e 250 bolos rei", detalha a informação.
As refeições serão confecionadas por dois cozinheiros e embaladas por elementos da organização, num trabalho que já está a ser preparado desde o mês de novembro e cuja logística terá principal incidência a partir de terça-feira, com conclusão no dia 24.
A organização também ressalva que todas as embalagens de plástico, metal e cartão que serão usadas, serão devidamente separadas por tipologia para serem encaminhadas para reciclagem, sendo que a recolha será feita pela Resiestrela - empresa multimunicipal de gestão de resíduos sólidos.
A ação também inclui a entrega de presentes de Natal angariados pelo Moto clube e Leos para as 168 crianças apoiadas e a oferta de um cabaz simbólico ao Centro Hospitalar da Cova da Beira, PSP, GNR e Bombeiros Voluntários da Covilhã, "como forma de agradecimento de toda a dedicação e espírito de sacrifício nesta fase pandémica".
"Os frutos desta ação devem-se unicamente ao esforço, trabalho, empenho e união de pessoas que compõem todas as entidades, bem como ao apoio de todos os parceiros que nos ofereceram com bens não perecíveis, dos quais não podemos deixar de destacar: Comité Olímpico de Portugal, Resiestrela S.A, Padaria Pérola Doce, Pastelaria Almeida, Albifrutas, Coviserra, Pastelaria Flor da Estrela, Casa das Muralhas, Vale Glaciar e We Love Bake", acrescenta a organização.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet