Por: Diário Digital Castelo Branco
O Município do Fundão manifesta publicamente o pesar pelo falecimento, aos 86 anos de idade, de António Braz Ribeiro, antigo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alpedrinha.
António Braz Ribeiro é natural da Casa do Bosque, na freguesia de Alpedrinha. Cumpriu serviço militar como voluntário, entre 1954 e 1956; ingressou na Função Pública, em 1957, como administrativo na Escola Agrícola da Paiã; foi convidado para o cargo de Administrador da empresa Luso/Alemã “NORMSTAL”, em 1963; no ano de 1970 fundou a sua própria empresa “PILARPORTAS, Lda”, na Ramada (Odivelas), tendo registado uma patente de um dispositivo de segurança para portas, premiado com a Medalha de Bronze na exposição de Nuremberga em 1971.
Depois da aposentação, em 1993, regressou a Alpedrinha, tendo-lhe sido endereçado o convite para assumir a gestão da Santa Casa da Misericórdia de Alpedrinha, onde tomou posse como Provedor a 8 de janeiro de 1995 até ao ano de 2008.
No decorrer das suas funções como Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alpedrinha foi apresentada, entre os anos de 1997 e 1999, uma candidatura ao abrigo do Programa Idosos em LAR – PILAR, que permitiu reconstruir e ampliar o Edifício Hospital e transformá-lo num Lar para Terceira Idade, que foi inaugurado em 2001.
Em 2004 foi distinguido pela Câmara Municipal do Fundão com a atribuição da Medalha de Prata de Mérito Municipal.
Em comunicado de imprensa, o Município do Fundão apresenta sentidas condolências à família e amigos deste ilustre cidadão do concelho.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet