Por: Diário Digital Castelo Branco/Lusa
Um surto de Covid-19 no Centro Social e Paroquial de Cebolais de Cima, concelho de Castelo Branco, infetou 10 funcionários e 38 utentes, anunciou esta 6ªfeira, dia 8 de Janeiro, o presidente da Câmara Municipal.
Segundo José Augusto Alves, o surto no Centro Social e Paroquial de Cebolais de Cima, uma instituição particular de solidariedade social (IPSS), foi detetado na manhã de quinta-feira.
"O surto de covid-19 foi detetado numa IPSS do concelho de Castelo Branco - o Centro Social e Paroquial de Cebolais de Cima - ontem [quinta-feira] de manhã. Do total de 44 utentes, 38 estão infetados. Estão ainda infetados 10 colaboradores da instituição de um total de 45. Todos estão assintomáticos", disse o autarca durante uma conferência de imprensa de balanço da situação da pandemia de covid-19 no concelho de Castelo Branco.
José Augusto Alves adiantou ainda que as famílias dos utentes estão a ser informadas.
"No concelho [Castelo Branco] continuamos a ter muitos casos. Mantemos a nossa posição de concelho com risco muito elevado. Esperamos que a situação melhore", acrescentou.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.899.936 mortos resultantes de mais de 88 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 7.590 pessoas dos 466.709 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet