Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 5 de fevereiro de 2021

Covid-19/Castelo Branco: PSD quer saber porque é que ULS ainda não tem Diretor

Por: Diário Digital Castelo Branco com Lusa

O Partido Social Democrata (PSD) questiona o Governo qual o motivo que, passados 10 meses, em plena pandemia, o Mistério de Marta Temido, ainda não nomeou um novo Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco, substituto de Pires Vieira. 

Numa pergunta dirigida à Ministra da Saúde, seis deputados do grupo parlamentar do PSD referem que a administração da ULS "permanece sem presidente, nem equipa desde março de 2020".

Os parlamentares sublinham que a ULS de Castelo Branco tem a responsabilidade de dirigir o Hospital Amato Lusitano (HAL), dois agrupamentos de centros de saúde, 10 centros de saúde e duas unidades de saúde pública.

"Qual a razão para a senhora ministra da Saúde não ter nomeado, passados dez meses, o novo presidente e todo o conselho de administração da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco?", questionam.

Os sociais-democratas referem ainda que a solução encontrada, em março de 2020, se mantém, "funcionando o Conselho de Administração da ULS de Castelo Branco com um quórum deliberativo, constituído pela diretora clínica, um vogal e o enfermeiro diretor".

Isto, apesar de "o Ministério da Saúde ter garantido em Junho seguinte, à comunicação social, que o processo de nomeação do novo conselho de administração da ULS se encontrava em curso, de acordo com a tramitação legal usual".

Os parlamentares querem saber também se a tutela "considera que uma equipa habitualmente de seis membros, reduzida a três elementos, tem condições físicas e psicológicas para enfrentar, durante dez meses, uma pandemia avassaladora como a do novo coronavírus".

"Como justifica que o conselho de administração da Unidade Local de Castelo Branco não haja sido nomeado nas mesmas circunstâncias do conselho de administração da Unidade Local da Guarda", perguntam ainda os deputados do PSD.

Por último, querem saber se a ministra da Saúde "confirma que a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) indicou, já em setembro de 2020, o nome do elemento que lhe compete nomear".

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!