Por: Diário Digital Castelo Branco com Lusa
O Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco tem quatro camas livres na medicina intensiva, que representa um total de dezasseis camas disponíveis para doentes Covid-19 e sete camas em enfermaria, num total de quarenta.
"No HAL, a situação está completamente controlada ao dia de hoje", afirmou à agência Lusa a diretora clínica da ULS de Castelo Branco, esta 5ªfeira, dia 4 de Fevereiro.
Eugénia André refere que, atualmente, o HAL tem em enfermaria abertas 40 camas para internamento de doentes infetados com SARS-CoV-2, sendo que sete estão desocupadas.
Já na Unidade de Cuidados Intensivos Paliativos (UCIP), o hospital de Castelo Branco tem abertas oficialmente 16 camas para doentes com Covid-19, sendo que quatro estão atualmente livres.
A diretora clínica da ULS explica ainda que a UCIP possui ainda mais oito camas destinadas a doentes não covid-19, das quais cinco estão ocupadas.
Outros 13 doentes infetados com SARS-CoV-2 estão no domicílio a ser seguidos pela Unidade de Hospitalização Domiciliária do HAL, que está sediada no serviço de Medicina Interna.
A clínica sublinhou ainda que a unidade hospitalar possui 12 camas no internamento destinadas a doentes suspeitos de estarem infetados com o novo coronavírus.
Estes permanecem durante algum tempo naquele espaço, até se perceber se estão ou não infetados. Só após esse período é que vão para a respetiva enfermaria, consoante o resultado dos testes.
Das 12 camas disponíveis para estes doentes suspeitos de covid-19, oito estão atualmente livres.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.269.346 mortos resultantes de mais de 104,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, já morreram 13.482 pessoas dos 748.858 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet