Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 12 de fevereiro de 2021

Gestão de Combustíveis de Rede Primária arranca este mês em Vila de Rei

Por: Diário Digital Castelo Branco

Vai arrancar durante este mês de Fevereiro, no Concelho de Vila de Rei, os trabalhos de execução de Faixas de Gestão de Combustível, nas faixas de rede primária, em conformidade com o definido no Plano Municipal e Distrital da Defesa da Floresta contra Incêndios e em conformidade com o Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios.

Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, a implementação da faixa de gestão de combustível, definida com um mínimo de 125m de largura (com 62,5m para cada lado), pretende contribuir para a diminuição do risco de incêndio, criando condições favoráveis e de segurança para o combate dos meios de supressão. 

Os trabalhos a realizar incluem a limpeza motomanual ou mecânica, quando possível, dos extratos arbustivos ou subarbustivos, a redução da densidade do arvoredo, garantindo um distanciamento entre copas, e a desramação no terço inferior das copas das árvores. 

O material lenhoso com valor comercial resultante destas operações de desbaste é pertença dos legítimos proprietários, que deverão, num prazo máximo de 15 dias, realizar a sua remoção. Os restantes sobrantes da ação de gestão de combustível, sem valor comercial, serão retirados, triturados ou queimados no local.

Os proprietários, seus representantes ou todos os interessados poderão solicitar informações adicionais junto do Gabinete Técnico Florestal do Município de Vila de Rei, através do endereço de correio eletrónico floresta@cm-viladerei.pt ou do número 274 890 010.

Em comunicado de imprensa, o Vice-Presidente do Município de Vila de Rei, Paulo César Luís, apela “à compreensão e à colaboração dos proprietários, naquela que é uma ação que tem o objetivo de defender o nosso território e a nossa floresta. A execução destes trabalhos é obrigatória por lei e vai criar melhores condições de segurança e reduzir combustíveis em caso de incêndios florestais. Neste sentido, apelamos também aos proprietários que sejam céleres na remoção dos seus sobrantes com valor comercial.”

O respetivo edital de execução de trabalhos e o mapa de instalação e execução de rede primária podem ser consultados em www.cm-viladerei.pt.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!