Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 14 de fevereiro de 2021

Idanha-a-Nova: Câmara recebe 2,4 milhões de euros para apoiar 32 famílias na habitação

Por: Diário Digital Castelo Branco

A Câmara de Idanha-a-Nova e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) assinaram um protocolo que disponibiliza 2,4 milhões de euros à autarquia para apoiar 32 famílias a viver em situação indigna de habitação.

O acordo entre o Município Idanhense e o IHRU foi celebrado ‘online’ esta sexta-feira, dia 12 de Fevereiro, no âmbito do 1.º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.

Para o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, "este é mais um argumento para atrair novos habitantes, a somar às estratégias de captação de riqueza e de emprego desenvolvidas pelo município".

Segundo informação do município, o autarca realçou a importância deste programa do Governo que oferece habitação para uma população em risco de exclusão social e com carências financeiras: "É uma estratégia muito bem planeada e delineada", disse.

O acordo homologado pela secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, e pelo secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, define um montante global de investimento pelo IHRU de 2,41 milhões de euros, dos quais 1,44 milhões euros são financiamento a fundo perdido.

As modalidades de soluções habitacionais previstas passam pela reabilitação de frações ou de prédios habitacionais, construção de prédios ou empreendimentos habitacionais.

O autarca de Idanha-a-Nova referiu que, no âmbito deste protocolo, vai dar seguimento à instalação do Gabinete de Apoio ao Munícipe.

Este acordo de colaboração é o 20.º no âmbito do Programa 1.º Direito, depois dos municípios de Arruda dos Vinhos, Lisboa, Almada, Oeiras, Matosinhos, Évora, Loulé, Lousada, Porto, Funchal, Alijó, Paredes, Torre de Moncorvo, Marvão, São João da Madeira, Mafra, Ribeira da Pena, Mirandela e Espinho.

Integrado na Nova Geração de Políticas de Habitação, o programa visa a promoção de soluções habitacionais para as famílias mais carenciadas e sem alternativa habitacional.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!