Por: Diário Digital Castelo Branco
A deputada do Partido Social Democrata (PSD), Cláudia André, eleita pelo círculo eleitoral de Castelo Branco, questionou a Ministra da Saúde, Marta Temido, sobre o atraso da nomeação do novo Conselho de Administração (CA) da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) , durante a Comissão Parlamentar de Saúde, decorrida na passada 4ª-feira, dia 10 de Fevereiro.
Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, a parlamentar aproveitou o momento para questionar, mais uma vez, a Ministra sobre a nomeação do CA da ULSCB .
Reconhecendo “a capacidade e competência da equipa” Cláudia André não entende “porque a mesma não é legitimada a fim de se manter a estabilidade que é desejável. Porque não nomeia o conselho de administração de Castelo Branco? Qual será o obstáculo? É político, é partidário ou é técnico?” questionou Cláudia André.
Em resposta à parlamentar, Marta Temido informou que estava marcado para o passado 11 Fevereiro, 5ªfeira, “o agendamento para a avaliação na comissão de recrutamento e seleção da administração pública dos candidatos propostos” faltando aguardar “pela comprovação da sua capacidade para serem nomeados”. Marta Temido garantiu ainda que “não haverá uma solução de rutura, mas uma solução de continuidade”.
No que diz respeito a recursos humanos, Cláudia André referiu que apesar dos anúncios de recrutamento “a ULSCB e do Centro Hospitalar da Cova da Beira tem lacunas”. Desta forma a parlamentar quis perceber “como é que a VEMER do Centro Hospitalar da Cova da Beira se encontra inoperacional em demasiadas horas por falta de médicos e pessoal médico que não tem possibilidade de corresponder a todas as horas necessárias para que este serviço esteja de forma definitiva e constante disponível?” Cláudia André quis ainda perceber “porquê que a ACES do Pinhal Interior Sul nunca viu nenhuma assistente social ao seu serviço” sendo que “os técnicos de serviço social aos cuidados de saúde primários assumem muita importância nestes tempos de pandemia”.
A deputada do PSD questionou ainda a Ministra de forma a saber se “os contratos celebrados por razões da Covid passarão a definitivos depois da pandemia ser ultrapassada?”
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet