Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 17 de fevereiro de 2021

Fundão: PSD troça do PS em comunicado "carnavalesco"

Por: Diário Digital Castelo Branco

"Se o PS estivesse realmente preocupado com os empresários teria votado a favor da redução de 50% das portagens na A23", refere o comunicado de imprensa enviado ao Diário Digital Castelo Branco pela Comissão Política Concelhia do PSD do Fundão. 

"O Partido Socialista do Fundão visivelmente frustrado com o facto de não poder celebrar o Carnaval, colocou a sua máscara de polichinelo e decidiu fazer uma rábula carnavalesca sobre os apoios do Município aos empresários e sobre a Zona Industrial do Fundão. É Carnaval ninguém leva a mal.

Tentando uma vez mais esconder a falta de um projeto capaz de se afirmar como alternativa à maioria da Câmara, e que assenta a sua ação política numa amadora e casuística agenda de bota abaixo, desconexa e de desinformação permanente do cidadão, o Partido Socialista do Fundão veio, numa altura de crise em que todos os esforços estão a ser direcionados para a manutenção e recuperação da atividade económica face ao confinamento geral a que a pandemia obrigou, explorar o sentimento de dificuldade que os empresários estão a passar.

Contudo, foi exatamente aquilo que o Fundão fez nos últimos anos que o tornou mais resiliente à crise. Aliás o reconhecimento do exemplo do Fundão é do próprio Secretário-Geral do Partido Socialista que em congresso nacional destacou o Fundão referindo que ali existem empresas que “desenvolvem plataformas para empresas de todo o mundo” ou mesmo o responsável pelo plano de recuperação económica de Portugal 2020-2030, António Costa Silva, que afirmou que o Fundão “é uma cidade que pode servir de âncora a um grande projeto digital, reforçando a capacidade instalada e alargando o envolvimento com projetos empresariais e investindo também na atracão de recursos humanos qualificados.

Ora esta visão do Governo é para além de uma enorme contradição com aquilo que o PS local pensa como evidencia o enorme desconforto que o PS do Fundão tem ao constatar aquilo que aconteceu nos últimos anos e que passamos a descrever:

Quanto à falta de atratividade que fala o Partido Socialista recordamos que o Fundão nos últimos 10 anos atraiu mais de 150 milhões de euros de investimento privado;

Criou uma incubadora de empresas que instalou mais de 150 empresas e criou mais de 300 postos de trabalho;

Foram criados mais de 800 postos de trabalho na área tecnológica;

25 empresas criadas através do Espaço Empresa da autarquia;

Mais de 300 projetos de investimento apoiados em diferentes programas de incentivos, inovação e área de reabilitação urbana em que quase 90% são investidores do Fundão;

Foi criado um centro de formação avançada para as empresas;

Conforme partilhou o Secretário de Estado para a Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, em entrevista recente, o Fundão diminuiu, em 136 o número de desempregados, de Janeiro de 2019 para Janeiro de 2020, passando para 765 no total. Tratam-se dos números mais baixos de sempre registados.

Quanto ao Parque Industrial do Fundão quando se quer confundir e não se quer ver, não se vê mesmo. O PS já não se recorda, ou não quer recordar, do estado de abandono em que deixou aquela área que não passava de um centro de especulação e que de zona industrial tinha muito pouco. Onde os passeios eram em terra batida, muitas das ruas não estavam pavimentadas e outras tantas sem iluminação. É normal que não consiga ver o que está muito bem espelhado nas contas de gerência que ele próprio votou, mas sobretudo que não consiga perceber os mais de seis milhões de euros que ali foram investidos na sua expansão, no Mercado Abastecedor, no Corredor Verde, nas pavimentações, nas infraestruturas, na sinalética que nem existia, na sinalização rodoviária em que era rara a semana que não ocorriam acidentes de viação. Para quem disse, como o PS do Fundão afirmou, que foi o grande responsável pela infraestruturação do concelho, onde faltava a água nas torneiras semanas a fio, é normal que não saiba o que é investimento público.

O Partido Socialista do Fundão dizer que foi o grande responsável pela infraestruturação do concelho quando foi o grande responsável pelo atraso do concelho está ao mesmo nível da proposta da Vereadora do Partido Socialista, Joana Bento querer um desconto de 50% na fatura da água para os comércios do Fundão que estão fechados (ou seja descontos para quem não consome) e votar contra a redução de 50% das portagens na A23. 

Se o PS estivesse realmente preocupado com os empresários teria votado a favor da redução de 50% das portagens. Mas o PS está mais preocupado com as pedras na calçada e com o absurdo de vedar toda a zona industrial, do que realmente apresentar uma estratégia de desenvolvimento para o concelho".

 

A Comissão Política do PSD do Fundão

Fundão, 16 de Fevereiro de 2021

 

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!