Por: Diário Digital Castelo Branco
Ao destacar o desempenho dos profissionais de saúde no combate à Covid-19, na última Comissão Parlamentar de Saúde, Hortense Martins, deputada do PS de Castelo Branco, distinguindo o esforço de adaptação dos hospitais do distrito e o desempenho dos seus profissionais no combate à Pandemia, aproveitou para questionar o Governo sobre o investimento que está a ser feito nas unidades hospitalares distritais.
Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, Hortense Martins questionou a Comissão Parlamentar, onde estavam presentes a Ministra da Saúde, o Secretario Estado Adjunto e da Saúde e o Secretario Estado da Saúde, Marta Temido, António Sales e Diogo Serras Lopes, respetivamente, “Em que ponto está o investimento governamental que se está a fazer na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) quanto ao hospital de dia, ao ambulatório e também à renovação e ampliação do Bloco Operatório” perguntou a parlamentar, assim como, a situação do investimento na unidade de hemodinâmica do Centro Hospitalar da Cova da Beira. Hortense Martins, também questionou a ministra da Saúde em relação "aos recursos humanos e ao reforço dos incentivos para as vagas nas regiões carenciadas".
Apesar do desinvestimento em recursos humanos e equipamentos, apontados pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, a Deputada do PS de Castelo Branco, ainda questionou, a este propósito, Marta Temido, sobre a nomeação do conselho de administração da ULSCB, “que desde há quase um ano, trabalha incansavelmente e com enorme resiliência e que se vê apenas com três administradores, dos seis que o constituem”, lê-se no texto enviado ao Diário Digital.
Na resposta à deputada do PS, o Secretario Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, começou por referir os investimentos na remodelação e ampliação do Hospital Amato Lusitano, cuja conclusão anunciou estar prevista para este ano. Em relação ao Bloco Operatório, o governante explicou que esta ampliação está ainda pendente de um parecer da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), dado que os projetos de especialidade tiveram que ser corrigidos.
Por sua vez, no que respeita aos recursos humanos, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Sales, realçou a importância do reforço dos recursos humanos para o desempenho das instituições, o que aliás tem sido feito a vários níveis, referindo a contratação de recursos humanos para as unidades de saúde e INEM de Castelo Branco.
Já sobre o reforço dos incentivos para as vagas nas regiões carenciadas, o governante realçou a cooperação em rede, lembrando que o mecanismo para o preenchimento destas vagas "foi reforçado em tempo, duplicando e aumentando as vagas, valorizando os profissionais".
Sobre a nomeação do conselho de administração da ULSCB de Castelo Branco, a Ministra da Saúde Marta Temido que garantiu que "não haverá uma solução de rutura, mas uma solução de continuidade", adiantando que a avaliação dos candidatos na Comissão de Recrutamento e Seleção da Administração Pública (CRESAP), estava agendada para o dia 11 de fevereiro, e desejando "sucesso aos que se vão apresentar a provas".
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet