Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 19 de fevereiro de 2021

Covid-19: Centros de Vacinação de Castelo Branco e Alcains iniciam procedimento de administração todo agendado para este fim de semana

Por: José António Baleiras

Ambos os Centros de Vacinação foram apresentados esta 5ªfeira, dia 18 de Fevereiro, pelo Presidente da Câmara, José Augusto Alves, acompanhado pela Diretora Clínica da Unidade Local de Saúde (ULS), Eugénia André, a qual apela à população que, perceba que cada pessoa, só deverá dirigir-se a estes espaços quando for contactada pelo seu Centro de Saúde e ter agendado a administração da sua vacina.

A primeira fase da vacinação do Planeamento de Vacinação da Unidade Local de Saúde (ULS) decorrerá nos dias 19, 20 e 21 de Fevereiro. Dia 19 (6ªfeira) e dia 20 (sábado) serão vacinados os utentes com mais de 80 anos todos devidamente identificados e contactados por SMS ou por via telefone através dos centros de saúde da área de residência. No dia 21 (domingo) começa a vacinação para utentes com mais de 50 anos, possuidores de várias patologias de risco e aos quais o Centro de Saúde também agendou a administração da vacina. A vacina não será administrada sem agendamento e o procedimento de administração inicia-se esta sexta-feira das 09:00 horas às 13:00 e das 14:00 às 17.00.

O Centro de Vacinação de Castelo Branco está instalado no Pavilhão Desportivo Municipal, situado no bairro albicastrense da Granja, que servirá todas as Freguesias do concelho, excepto a população das Freguesias situadas no norte do concelho que, que por uma questão de segurança dos utentes e logística médica, terá que se dirigir ao Seminário de Alcains, onde está instalado o segundo Centro de Vacinação do Município.

Ambos estão ativados de acordo com o Planeamento de Vacinação da ULS e terão ambos uma equipa médica e uma equipa de enfermagem, assim como ambulância e Bombeiros preparados para eventuais anomalias que requeiram transporte hospitalar.

O Centro de Vacinação de Castelo Branco foi visitado pelo Diário Digital onde falou com o médico que está a coordenar o espaço, Miguel Resende, do Agrupamento do Centro de Saúde da Beira Interior Sul (ACESBIS) que nos mostrou todo o circuito que farão todos os utentes a começar pela receção, pelo gabinete de vacinação e pelo espaço onde as pessoas vacinadas esperarão 30 minutos, para se ver se não há nenhuma reação estranha à vacina por parte dos utentes antes de saírem pela porta correta. “Só serão vacinados seis pessoas por horas”, afirmou Miguel Resende.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!