Por: Diário Digital Castelo Branco/Lusa
A Assembleia Municipal da Covilhã aprovou esta 6ªfeira, dia 12 de Março, por unanimidade uma moção exigindo ao Governo que todos os postos da GNR sejam dotados dos meios humanos e infraestruturas necessários para o respetivo funcionamento.
O documento foi apresentado pelo grupo municipal do CDS-PP e subscrito por todos os seus eleitos, surgindo depois do recente encerramento temporário de dez posto de atendimento permanente do distrito de Castelo Branco.
Na sequência da situação, aquele órgão insta o Ministério da Administração Interna e o Comando Territorial de Castelo Branco a "dotar todos os postos territoriais de meios humanos, infraestruturas e equipamentos necessários ao seu funcionamento e ao exercício condigno das suas funções junto das populações do concelho".
A moção, que foi lida por João Vasco Caldeira (CDS) também recomenda que a Câmara da Covilhã "disponibilize todos os recursos municipais disponíveis" e para que "pugne junto do poder central para que se garanta o exercício condigno de funções".
Uma posição partilhada pela CDU, que fundamentou o voto favorável com o facto de estar comprovada a existência de carências nesta área, "nomeadamente ao nível de efetivos", apontou Vítor Reis Silva.
Pelo movimento independente "De Novo Covilhã", Luís Fiadeiro frisou que a temática dos postos da GNR sempre mereceram a "devida atenção" da parte dos respetivos eleitos e apelou a que se passe das palavras aos atos, considerando que o que acontece com os postos é um exemplo de uma discriminação do Interior.
Em nome do PS, Hélio Fazendeiro (PS) frisou que os socialistas votaram favoravelmente a moção apresentada pela oposição porque esta vai de encontro ao que tem sido a posição de defesa e exigência de melhores condições para o território, incluindo as questões da Segurança e dos meios da GNR.
Lembrou ainda o papel da Câmara da Covilhã para que venha a ser concretizada a requalificação de três postos do concelho, que já foi anunciada pela tutela.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet