Por: Diário Digital Castelo Branco
O socialista Luís Correia, ex-presidente da Câmara de Castelo Branco, não será candidato do PS a um terceiro mandato nas eleições autárquicas de Outono.
Em declarações ao jornal Público, Luís Correia disse que a decisão foi tomada pela direcção nacional do PS.
“O PS comunicou-me que seria preferível eu não ser candidato e, como razão, apontou o facto de ter perdido o mandato, sabendo que, apesar de tudo, em termos jurídicos, eu posso ser candidato. Respeito a opção do PS, mas considero que quando perdi o mandato foi por uma questão administrativa, e não por uma questão criminal”, disse ontem ao Público.
Luís Correia, que viu o Ministério Público (MP) recorrer da decisão proferida a 4 de Fevereiro pelo Tribunal da Comarca de Castelo Branco.
O ex-autarca socialista foi absolvido pela acusação de prevaricação em co-autoria com dois empresários, um deles o seu pai, após o MP ter pedido a condenação dos três arguidos e a perda de mandato efectiva do ex-presidente da Câmara de Castelo Branco. O ex-presidente e os dois sócios da empresa Strualbi, Alfredo da Silva Correia, pai do ex-autarca, e o empresário Eugénio Camelo, estavam acusados de co-autoria do crime de prevaricação de titular de cargo político.
O dirigente nacional do PS respondeu ainda como autor material por um crime de prevaricação de titular de cargo político, que envolve outra empresa, a sociedade Investel, cujo capital social é detido em 74% por Joaquim Martins, sogro do arguido.
Em declarações ao Público, o ex-presidente contou que tem sentido, no contacto com os albicastrenses, “uma grande motivação e incentivo para ser candidato nas próximas eleições autárquicas”, e que isso “será sempre tido em consideração”. “Estarei muito tranquilo relativamente àquilo que são os meus direitos e as minhas opções e analisarei toda esta realidade”, afirmou.
Questionado sobre se admitia protagonizar uma candidatura independente, Luís Correia não quis concretizar se avança ou não.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet