Por: Diário Digital Castelo Branco
O Município de Vila de Rei aliou-se à campanha online da Associação Ambientalista ZERO ‘Água da Torneira. A bebida preferida.’, que visa incentivar ao consumo de água da torneira, que é cada vez mais segura, mais barata e mais ecológica.
Através do site oficial https://aguadatorneira.pt/ pode conhecer mais informação sobre a água da torneira, a sua produção e qualidade. Vai ainda conhecer alguns mitos que têm colocado em causa a segurança do seu consumo.
Portugal é o quarto país da Europa com maior consumo per capita de água engarrafada, com um consumo médio de 146,4 L por habitante, de acordo com dados publicados pela indústria nacional do sector. O consumo de água engarrafada em Portugal em Portugal significa aproximadamente 911 milhões de embalagens de plástico e, tendo em consideração o peso médio de uma garrafa de plástico (19,32g), esse consumo representa a produção de cerca de 17 600 toneladas de resíduos de plástico por ano.
A Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) confirmou mais uma vez, no seu último relatório anual (RASARP 2020, Vol. 2, “Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano”), que a água que corre na torneira dos portugueses é de excelente qualidade.
O indicador de água segura em Portugal continental situou-se em 98,66 por cento em 2019, ano a que se referem os últimos dados publicados, o que confirma a tendência, pelo quinto ano consecutivo, de manutenção deste indicador nos 99 por cento, “demonstrando a excelência da qualidade da água para consumo humano”.
Em comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, Ricardo Aires, Presidente da Autarquia Vilarregense, afirma que “a qualidade da água da torneira em Vila de Rei tem vindo a registar, ano após ano, melhorias constantes e sustentadas, registando valores de conformidade de 100% na torneira do consumidor, o que, num quadro regulatório cada vez mais exigente, representa um valor de excelência e de segurança, nas torneiras dos Vilarregenses."
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet