Por: Diário Digital Castelo Branco
Hortas familiares começaram a ser instaladas em Oleiros, no âmbito do projeto de inovação social "Abrigo e Horta", dinamizado pela Associação Causa e do qual o município local é investidor social.
"O objetivo do projeto consiste em promover a agricultura familiar, permitindo que os agricultores de subsistência e as suas famílias possam reativar a sua atividade", refere, em comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, a Câmara de Oleiros.
Para além da instalação de culturas hortícolas e de toda a infraestrutura necessária (como sistema de rega), "este projeto inovador de âmbito social prevê ainda a construção de anexos agrícolas, feitos maioritariamente de madeira ardida, e desenvolvidos em ações de voluntariado".
Citado no documento, o vereador Paulo Urbano afirma que, "para além do incremento da autoestima das gentes locais, este é um projeto que de uma forma sustentável irá contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes e, ao mesmo tempo, para a revitalização do território".
Nesta ação, para além do seu papel enquanto investidor social, a Câmara de Oleiros participa também na articulação do projeto com os parceiros locais.
O projeto de inovação social "Abrigo e Horta" tem como objetivo garantir, potenciar e promover a agricultura familiar, permitindo aos agricultores de subsistência e suas famílias reativar a sua atividade.
A horta não só proporciona parte do sustento, como permite participar na implementação de uma rede de fornecedores de bens alimentares, enquadrados no âmbito da Agricultura Familiar, de modo a poderem obter rendimento da sua atividade.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet