Por: José António Baleiras
Como o Diário Digital Castelo Branco já tinha adiantado, Ana Palmeira de Oliveira era candidata à sucessão de José Adelino Gameiro, na Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) https://www.
Para além de vários convidados representantes de instituições públicas, estiveram presentes a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, a Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, a Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno, com a presença de todos os 11 municípios que fazem parte do território do distrito de Castelo Branco.
Na tomada de posse, para o quadriénio 2021/2024, Ana de Oliveira assegura que a Associação, amplamente inserida na região da Beira Baixa, na definição clássica do distrito de Castelo Branco, posiciona-se como uma associação de referência, na representação do tecido empresarial multissectorial.
A reorganização deste território, dividido na gestão por 3 comunidades intermunicipais, apresenta-se, para a AEBB, como um desafio na implementação de projetos conjuntos, mas também como uma oportunidade para criar pontes, propondo iniciativas assentes nos princípios da colaboração e do nosso lema para os próximos 4 anos: a agregação e diferenciação do território da Beira Baixa.
"O ciclo que hoje iniciamos, tem um contexto próprio, enquadrado numa mudança de programa quadro europeu e nacional, da execução de um plano de recuperação e resiliência, na implementação do plano estratégico definido, pelo Governo de Portugal para o desenvolvimento do país, mas acima de tudo, minhas senhoras e meus senhores, pela oportunidade única de termos, em funções, um Ministério e uma Secretaria de Estado, cuja missão inclui, olhar para o território e apoiar medidas e projetos que diminuam assimetrias, que promovam o emprego e a competitividade das empresas, garantindo mais qualidade de vida para todos, para as empresas e empresários que continuam a apostar e acreditar nos territórios de baixa densidade”, afirmou a nova dirigente da AEBB.
Ana de Oliveira declarou que a AEBB tem bem presente, que esta é uma oportunidade única, para propor projetos estruturantes, reunindo diferentes atores do território, assentes no contributo que as empresas constituem para o desenvolvimento da região.
Já José Gameiro, ao tomar posse como Presidente da Assembleia Geral da AEBB afirmou que "É um dia especial de transição para a região. Para a Beira Baixa, para a Beira Interior e para o mundo empresarial. A AEBB está numa fase de vitalidade e união que é aquilo que é aquilo que está presente e respira nesta sala hoje".
A AEBB, ao longo da sua existência, tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento do tecido empresarial e do território da Beira Baixa, contribuindo para a defesa de grandes causas, que ao longo das últimas 4 décadas, têm esbatido a diferença marcante que existiu, entre o interior e o litoral.
O novo ciclo que a AEBB inicia, tem um contexto próprio, enquadrado numa mudança de programa quadro europeu e nacional, da execução de um plano de recuperação e resiliência, na implementação do plano estratégico definido, pelo Governo de Portugal para o desenvolvimento do país, mas acima de tudo pela oportunidade única de ter, em funções, um Ministério e uma Secretaria de Estado, cuja missão inclui, olhar para o território e apoiar medidas e projetos que diminuam assimetrias, que promovam o emprego e a competitividade das empresas, garantindo mais qualidade de vida para todos os que habitam e trabalham no interior, e para as empresas e empresários que continuam a apostar e acreditar nos territórios de baixa densidade.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet