Por: Cristina Valente
A comissão de Proteção de Crianças e Jovens em risco (CPCJ) , assinalou no sábado o seu dia local, com várias iniciativas ao longo do dia, no centro da cidade.
A comissão de Proteção de Crianças e Jovens em risco (CPCJ) , assinalou no sábado o seu dia local, com várias iniciativas ao longo do dia, no centro da cidade.
Ao longo de todo o dia, realizaram-se várias demonstrações com a equipa cinotécnica da GNR , e pela equipa de inativação de engenhos explosivos da PSP. Além disso os mais pequenos puderam também andar nos cavalos da GNR e contactar de perto com os cães da equipa cinotécnica.
Paralelamente o Centro de Interpretação Ambiental, parceiro da atividade, esteve todo o dia aberto para acolher todos, e foram muitos, os que quiseram visitar o espaço.
O programa terminou com um encontro de banda que decorreu nas instalações do Centro Artístico Albicastrense, também parceiro da comissão.
Maria do Carmo Andrade responsável da comissão adiantou que 318 crianças foram acompanhadas pela comissão de Castelo Branco, no ano passado, e foram instaurados 91 processos.
“A comissão trabalha em 2 modalidades, alargada , fazendo prevenção no 1º nível, e a modalidade restrita fazendo a avaliação das situações que são detetadas e aplicando as medidas que estão ao nosso alcance para por termo às situações de perigo” explicou a responsável.
Promover a comissão, foi um dos objetivos da iniciativa que decorreu no sábado, “enquanto entidade responsável pela intervenção e promoção dos direitos da criança no nosso concelho”.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet