Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 1 de março de 2012

Sertã: Município integra rede europeia de eficiência energética em espaços rurais

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O município da Sertã é uma das comunidades envolvidas numa rede europeia que planeia investir 100 milhões de euros até 2020 em ações de sustentabilidade energética, anunciou a organização eReNet.

 

O município da Sertã é uma das comunidades envolvidas numa rede europeia que planeia investir 100 milhões de euros até 2020 em ações de sustentabilidade energética, anunciou a organização eReNet.

A vila da zona do Pinhal, no distrito de Castelo Branco, acolhe na segunda e terça-feira uma reunião da rede designada eReNet - "Rural Web Energy Learning Network for Action".

O objetivo principal passa pela elaboração de "Planos de Ação para a Energia Sustentável", com investimentos em energias renováveis e num melhor aproveitamento energético nos espaços rurais.

Além da Sertã, participam os municípios de Amyntaio (Grécia), Asenovgrad (Bulgária), Judenburg (Áustria), a cidade de Neumarkt (Alemanha) e as comunidades rurais de Dugo Selo e Sveta Nedelja (Croácia).

Juntos, estes intervenientes pretendem contribuir para que "em 2020 se atinja uma poupança de energia primária de 5.000 toneladas equivalentes de petróleo por ano (tep/ano)".

O plano tem ainda a ambição de conseguir uma produção de energia renovável de "6.000 tep/ano e a redução de emissões de dióxido de carbono em 35 mil toneladas por ano".

Na prática, os números traduzem-se em "fixação de riqueza e ganhos ambientais".

O município da Sertã conta com o apoio da Agência de Energia MédioTejo21 para participar no projeto, sendo que o eReNet agrega ainda universidades e institutos europeus para "estabelecer cenários e modelos de negócio que favoreçam a expansão de soluções avançadas de sustentabilidade energética".

De acordo com o levantamento da eReNet, as comunidades rurais são habitadas por uma percentagem significativa da população europeia, "gerando 45 por cento do Valor Acrescentado Bruto e 53 por cento de emprego nos 27 países membros da União Europeia".

Razões que obrigam a analisar os custos energéticos, apostando em maior eficiência, sobretudo num cenário "agravado pela crise financeira e económica", considera.

Os trabalhos de segunda e terça-feira decorrem no edifício dos Paços do Concelho, da Sertã.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!