Por: Diario Digital Castelo Branco
A Associação EcoGerminar, de Castelo Branco, está a preparar o lançamento de uma rede de franchising social de lojas de Comércio Solidário e Sustentável (CSS), disse hoje à agência Lusa o coordenador do projeto, Marco Domingues.
A Associação EcoGerminar, de Castelo Branco, está a preparar o lançamento de uma rede de franchising social de lojas de Comércio Solidário e Sustentável (CSS), disse hoje à agência Lusa o coordenador do projeto, Marco Domingues.
A ideia está aberta a todos, mas é apresentada como um desafio para quem está no desemprego, e deverá arrancar com uma primeira loja até junho na cidade de Castelo Branco. O objetivo é escoar os produtos com selo CSS.
O projeto CSS pretende colmatar a falta de um selo de comércio justo para produtores nacionais. "Existem alguns na Europa, mas só para produtos do hemisfério Sul", disse Marco Domingues.
O objetivo é "valorizar os produtos que estão associados ao desenvolvimento sustentável, ou seja, que têm um impacto social, ambiental e económico muito positivo no seu território de produção".
Para ter o selo, os produtores terão que cumprir condições como a utilização de 75 por cento de matérias-primas de fornecedores situados num raio de 100 quilómetros ou abrirem as portas das explorações aos consumidores, para que conheçam os modos de produção.
O projeto cumpre este mês o primeiro aniversário e nasceu com uma tese de mestrado de Marco Domingues no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, com menção honrosa no âmbito do prémio Silva Leal, atribuído pela secretaria de Estado da Segurança Social e ISCTE.
Desde então, o selo já foi atribuído a sete produtores para validação do projeto que vai estar agora aberto a novas adesões e que se depara com um desafio: "como fazer a colocação no mercado".
Com as grandes superfícies, "a relação para os produtores torna-se totalmente injusta", reconheceu Marco Domingues, pelo que a solução "é criar um posto comercial e associá-lo aos princípios do CSS, eventualmente com uma plataforma na Internet".
A primeira loja vai abrir até junho, em Castelo Branco, e deverá ser o pontapé de saída para "uma rede de franchising social" de lojas CSS que ambiciona estender-se pelo país.
Qualquer pessoa, "nomeadamente quem está em situação de desemprego, pode abrir o seu negócio", realçou Marco Domingues, sendo que a EcoGerminar "cria a estrutura e o plano de comunicação de acordo com os valores CSS" a preço de custo e sem almejar a lucros.
A principal vocação do selo são os produtos regionais, como o artesanato, e outros de base alimentar, como queijos, azeite, vinho ou produção de fruta e legumes.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet