Por: Diario Digital Castelo Branco
Os dois Municípios vão pelo segundo ano consecutivo aderir à Hora do Planeta, desligando as luzes de espaços públicos emblemáticos. A 31 de Março, entre as 20h30 e as 21h30, todas as pessoas dos dois concelhos são convidadas a associar-se à ação global de sensibilização e defesa do ambiente.
A exemplo do ano passado, os dois municípios de vão aderir no próximo dia 31 de março, entre as 20h30 e as 21h30, a mais uma edição da Hora do Planeta. Esta é uma iniciativa simbólica da rede WWF (World Wildlife Found), sendo a maior ação do género à escala mundial e a qual consiste em desligar todas as luzes, interiores e exteriores, dos edifícios e monumentos emblemáticos das cidades e vilas do mundo, bem como das residências particulares, com o intuito de apelar para a problemática das alterações climáticas e de estimular a consciência de todos. Em Oleiros, irá ser desligada a envolvente do edifício dos Paços do Concelho e em Proença-a-Nova os irão ser desligados os Paços do Concelho, o parque urbano e o largo Pedro da Fonseca, alguns dos espaços mais conhecidos e iluminados que ficarão simbolicamente às escuras na Hora do Planeta.
Na sua sexta edição, a Hora do Planeta introduz novidades e desafia a ir além da hora, através da campanha “Eu farei se tu fizeres”, que tenta capitalizar o poder das redes sociais. A campanha assenta numa plataforma digital criada em colaboração com o YouTube para incentivar as pessoas a partilhar um desafio com o mundo.
“O que está disposta a fazer para salvar o planeta?” é a questão de partida e o conceito, lançado através de www.youtube.com/earthhour, fornece um contrato social entre duas partes, ligando uma pessoa, empresa ou organização a uma promessa e os seus amigos, familiares ou clientes a um desafio comum. Apoiantes como Yoko Ono e Stephen Fry já anunciaram compromissos no Twitter e todas as pessoas são encorajadas a partilhar publicamente os seus desafios através das redes sociais.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet