Por: Diário Digital Castelo Branco
À semelhança de anos transatos, o Váatão Teatro vai realizar mais uma Oficina de Teatro de Improviso durante o mês de Julho.
O teatro de improviso é um método de formação de actores e ao mesmo tempo uma forma diferente de fazer teatro. Caracteriza-se pela ausência de textos e guiões. Pedem-se sugestões aos participantes tais como um título de uma história, um estilo de cinema, uma relação entre pessoas e os actores criam uma história ou cena (com ou sem palavras) a partir das ideias sugeridas.
Usa-se a mímica ou a palavra para criar objetos e espaços, num processo de criação e interação permanente entre os participantes, com o objetivo de aceitar e dar valor às ideias dos outros. Divertir-se com os erros. Uso de linguagem não-verbal. Desenvolver cumplicidade e confiança entre os participantes. Trabalhar em equipa. A escuta em palco. Estrutura dos contos e estórias. Aprender a estar em sintonia com os companheiros. Desenvolver a criatividade, espontaneidade, agilidade mental e a imaginação através de exercícios e jogos em pares e grupos. Dinâmicas e estruturas da comédia. Criação de personagens a partir da alteração da nossa imagem corporal, da voz, de emoções e ações. Criação de histórias improvisadas, individualmente, em pares e em grupo. E cenas de teatro improvisadas, assim como sketches/rábulas cómicas improvisadas.
Luis Nogueira é actor, professor e encenador de teatro de improviso. Além disso, é clown (palhaço teatral, não de circo), imitador de vozes e sons. Ocasionalmente, também faz stand-up comedy.
Formação em teatro de improviso em Londres, Birmingham e Coventry. Em Londres, também realizou cursos de stand-up comedy, clown, escrita de sketches cómicos através da improvisação e máscaras (máscara neutra, máscara expressiva, meia máscara, máscara larval e Commedia dell'arte.
Estudou teatro de improviso, clown, mímica, corpo e voz e teatro físico em Madrid e Bilbau. Participou ainda em vários espetáculos de improvisação e clown.
De Novembro de 2013, até Junho de 2019 realizou workshops semanais de teatro de improviso em Salamanca e participou regularmente em espectáculos de teatro de improviso. Atualmente, encena e faz teatro de improviso em Salamanca.
Durante o período da pandemia (April de 2020 – Junho 2022) Luis Nogueira realizou inúmeros cursos e aulas online com alguns dos mais conceituados professores e escolas de teatro de improviso a nível mundial de Londres, EUA, Argentina, entre outros. Deu também formação de teatro de improviso online (e continua a dar) em inglês a pessoas de todo o mundo. Continuou, contudo, a ter formação presencial com Germán Santori (director do grupo de teatro de improviso “Improductivos”, de Sevilha).
Luis Nogueira é também professor licenciado e com Mestrados em línguas estrangeiras (português, inglês e espanhol) desde 2005 e já deu aulas a estudantes dos 5 aos 65 anos de várias nacionalidades.
Estão ainda a decorrer as inscrições para o email vaataoteatro@gmail.com ou pelo número 967817291
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet