O concelho da Sertã vai acolher, de 4 a 9 de setembro de 2022, o projeto “Medicina Vai", dinamizado pelo Departamento de Voluntariado, Saúde Pública e Ação Comunitária da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP).
Cerca de 50 estudantes de Medicina estarão na Sertã, tendo como principal objetivo a promoção da saúde e da qualidade de vida, através da realização de várias ações de formação e educação nesta área dinamizadas pelos próprios estudantes na comunidade.
Segundo um comunicado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), ao longo de uma semana, serão desenvolvidas “atividades junto da população local, como rastreios de doenças cardiovasculares e diabetes, sessões de envelhecimento ativo, visitas domiciliárias para a prestação de cuidados de saúde primários e breves formações em suporte básico de vida”.
Vão ser ainda desenvolvidas iniciativas dirigidas às crianças e adolescentes do município, como, por exemplo, o Hospital dos Pequeninos, uma iniciativa para “desmistificar medos associados a uma ida ao médico”, assim como “campanhas de sensibilização sobre as doenças sexualmente transmissíveis e sessões de educação para a saúde sexual e reprodutiva”.
A ação tem ainda como objetivo “alertar os próprios estudantes de medicina para as carências nos cuidados de saúde verificadas nas regiões mais periféricas do país, sensibilizando-os para o papel crucial que poderão vir a desempenhar enquanto futuros profissionais de saúde”, concluiu.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet