Por: Diário Digital Castelo Branco
A exposição de pintura da artista plástica Magali Candeias, com o título: "Je T´Aime Goya, Moi Non plus Alba", está patente na galeria da Sala da Nora, do Cine-Teatro Avenida.
Trata-se de um projeto que a artista ambicionava concretizar, que era trazer as suas obras até à cidade onde cresceu, o que acabou por acontecer.
Inaugurada no passado dia 3 de Setembro, a exposição irá ficar até dia 25 do mesmo mês , onde apresenta os seus trabalhos mais recentes ao lado de uma coleção que tem vindo a desenvolver, e que incide numa interpretação de uma obra de Francisco Goya, o retrato da duquesa de alba (1797). O próprio título faz alusão ao tema a apresentar, uma vez que " Je T´aime Goya Moi Non Plus Alba", traduz o mito da relação hipotética desenvolvida entre Goya e a 13ª Duquesa de Alba (1762-1802): Neste sentido, trata-se de um jogo antagónico que exprime essa ideia através da famosa canção interpretada por Gainsbourg e J.Birkin.
O público poderá ver nesta apresentação, os diversos processos evolutivos desta temática quer a nível da pintura, quer a nível de introdução de elementos de simbolização nas versões que apresenta. A artista interliga figuras do passado, normalmente mulheres que viveram à frente na sua época e atribui um papel imaginário, conectando-as com outras figuras do presente, onde se podem interligar em aspetos simbólicos da personalidade. Há como que uma projeção no presente, de personagens históricas, e isso permite uma exploração plástica infinita, através de jogos metafóricos que fazem a ligação com pessoas de épocas distintas, em que um, pode incorporar o outro ou pode haver simplesmente uma interligação no tempo e no espaço em direção ao futuro.
Embora a figura de fundo seja a de Alba, vai associando a esta, mulheres igualmente arrojadas e pioneiras na época em que viveram juntando a isso uma linguagem plástica contemporânea. A exposição, de entrada gratuita, poderá ser vista até 25 de setembro, de terça a domingo, no horário das 14:00 às 19:00 horas.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet