Por: Diário Digital Castelo Branco
A Associação de Protecção e Apoio ao Animal Errante (APAAE) diz não se sentir "motivada, nem tão pouco confortável", a participar nas iniciativas da Câmara Municipal de Castelo Branco para assinalar o Dia Mundial do Animal.
Em comunicado de imprensa, a APAAE refere que "os seus mais de 23 anos de trabalho esforçado da na proteção e apoio aos animais abandonados e/ou errantes, designadamente, pelo facto de ter colocado o Município albicastrense na primeira linha a nível nacional e internacional, quando por sua iniciativa e intervenção, colocou um ponto final em 1999, no abate de animais abandonados e/ou errantes neste Concelho, passando o mesmo a figurar como um exemplo e uma referência neste domínio".
A APAAE afirma que "o subfinanciamento, passível de ser provado e comprovado em qualquer instância, do apoio dispensado pela Câmara Municipal à Associação durante o tempo em que a mesma administrou o atual Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) Municipal, tendo-se verificado um fenómeno raro num Município: poder-se-á provar que foi a APAAE, na qualidade de Associação de Direito Privado a subsidiar durante muitos anos a Autarquia albicastrense, e não o inverso.
Que as instalações do atual CROA Municipal foram edificadas, em grande parte, com recursos financeiros próprios da APAAE, sem que a Câmara se tenha predisposto a ressarcir esta Associação pelas bem feitorias ali realizadas, num investimento assinalável. Ou seja, o Município de Castelo Branco está a usufruir há muitos anos, a custo zero, de um equipamento construído em grande parte com recursos próprios desta entidade" lê-se no texto da Associação.
A APAAE enquanto pessoa coletiva de utilidade pública, com 23 anos e 7 meses de existência oficial, e de trabalho intenso no terreno, na defesa, proteção e bem-estar animal, tem efetuado diligências para que estes e outros assuntos tenham uma solução concertada entre as partes, mas, até ao momento, sem sucesso.
Pelos estes motivos, decidiu a Direção da APAAE não participar formalmente na Cãominhada agendada para o dia 4 de outubro (Dia Mundial do Animal), nem tão pouco no evento Patas & Patudos marcado para os dias 8 e 9 de outubro.
Porque o seu foco primordial é a proteção e o bem-estar animal, a APAAE irá assinalar o Dia Mundial do Animal num registo altruísta e voluntário.
A Associação conclui o comunicado afirmando que "mais uma vez irá dar um contributo efetivo para a causa animal, e não pedir." No dia 4 de Outubro, terça-feira, data em que se assinala a efeméride mundial dedicada aos animais, a APAAE realizará gratuitamente (pro bono) na Clínica Veterinária de S. Lázaro, a esterilização de 6 felinos de colónias de gatos do concelho de Castelo Branco.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet