Por: Diário Digital Castelo Branco
No dia em que cumpre 50 anos como Pároco de Idanha-a-Nova, dia 8 de Outubro, o padre Adelino Américo Lourenço irá ser homenageado por toda a comunidade idanhense no Santuário de Nossa Senhora do Almortão.
Em comunicado de imprensa enviado ao Diário Digital Castelo Branco, a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova refere que se vai associar a esta homenagem com a atribuição da primeira Chave de Ouro da Vila de Idanha-a-Nova.
A Chave de Ouro destina-se a galardoar titulares de órgãos de soberania, entidades e personalidades, nacionais ou estrangeiras, pelo seu reconhecido mérito, prestígio, cargo, ação, serviços excecionais ou contributos para o Município, suas populações e comunidades.
É uma peça em ouro amarelo e branco com 10 cm de altura, que inclui o Brasão de Armas do Município, uma Cruz de Cristo (representação figurativa da Cruz da Ordem de Cristo), uma Cruz de Cristo (representação figurativa da Cruz dos Templários, a Milícia dos Pobres Cavaleiros de Cristo), Ameias (representação figurativa dos múltiplos castelos espalhados pelo concelho de Idanha-a-Nova) e treze estrelas representativas das freguesias do concelho.
Simbolicamente, a Chave de Ouro representa a história, as tradições, os usos e costumes de Idanha-a-Nova.
"O padre Adelino Américo Lourenço tem sido nos últimos 50 anos um digníssimo guardião dos valores e da identidade cultural do concelho de Idanha-a-Nova, que muito bem tem defendido, preservado e divulgado", lê-se no texto.
Como exemplo maior, temos o seu admirável contributo para a devoção a Nossa Senhora do Almortão, no seu santuário e na tradicional romaria, uma tradição cristã católica tão acarinhada pelos Idanhenses.
O programa da homenagem ao padre Adelino Américo Lourenço, da responsabilidade Comissão Organizadora presidida por João Dionisio, inclui também uma Missa na Capela da Senhora do Almortão às 11:00 horas, um almoço partilhado e o lançamento da Biografia do Pároco de Idanha-a-Nova, na parte da tarde.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet