Por: Diário Digital Castelo Branco
"Para enorme decepção de toda a União de Freguesias de Cebolais de Cima e Retaxo, a Câmara Municipal de Castelo Branco, abandonou o projecto de construção do Pavilhão Multiusos na freguesia", afirmam em comunicado de imprensa elementos da Assembleia de Freguesia local, eleitos pelo SEMPRE - Movimento Independente.
"Pese embora o facto do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, reconhecer a necessidade de se valorizar a coesão territorial e a criação de condições para o desenvolvimento de actividades nas freguesias, de ter assumido publicamente no jornal “Reconquista” que as obras do multiusos avançariam no ano de 2022, que a freguesia precisava não só de um pavilhão, mas também de outras obras urgentes, o mesmo voltou com a palavra atrás.
Não se compreende, nem é possível justificar tal decisão. Aspecto económico? Seguramente que não, pois a Câmara, para além de ter reduzido o seu orçamento em quatro milhões de euros, canalizou o dinheiro que gastaria na sua construção, para dois edifícios semelhantes noutros locais do concelho, conforme alteração recente ao seu orçamento, esquecendo que a freguesia de Cebolais de Cima e Retaxo é o segundo maior agregado populacional do concelho, excluindo a cidade. Aumento de preços? Também não, porque esses aumentaram para todas as obras e não só para as que vão ser executadas em Cebolais de Cima, Retaxo e Represa.
Esta freguesia não dispõe actualmente de qualquer espaço multiusos onde as múltiplas associações/colectividades possam realizar actividades com a presença do seu grande número de associados e outros. O multiusos a ser construído, não serviria apenas a freguesia, mas seria um equipamento que seria colocado ao serviço de todo o concelho e também uma peça fundamental para complementar o já existente museu dos têxteis MUTEX e as suas actividades, criando uma nova sinergia entre ambos. Outros aspectos importantes são: Já foi adquirida uma antiga fábrica para o efeito, já existe projecto concluído e existe aqui uma forte dinâmica associativa e recreativa.
Esperemos que o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, reconsidere a sua posição e regresse ao caminho da razoabilidade e da coerência. Ao não cumprir a promessa, defraudou as expectativas dos cebolenses e retaxenses, criando uma enorme desilusão em todos eles. Este multiusos é e sempre será uma aspiração da freguesia.
Na última assembleia de freguesia foi apresentada uma moção pelos membros do SEMPRE -Movimento Independente, no sentido de pedir esclarecimentos á Câmara Municipal e a exigir a construção do multiusos. A mesma foi aprovada por maioria, já que os quatro membros do PS-Partido Socialista, também são contra a construção e votaram contra", conclui o comunicado de imprensa enviado ao Diário Digital Castelo.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet