Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 5 de outubro de 2022

Castelo Branco: Louriçal do Campo promove "Ultra Trilhos da Gardunha" este fim de semana

Por: Diário Digital Castelo Branco

No âmbito da "Rota da Gardunha" percurso pedestre promovido e situado na Freguesia albicastrense do Louriçal do Campo, esta localidade também dinamizar o Ultra Trilhos da Gardunha (UTG) que será inaugurado na próxima 6ªfeira, dia 7 de Outubro às 19:00 horas, no Largo Egas Moniz. 

O arranque do evento contará com a presença do Presidente de Junta de Freguesia do Louriçal do Campo, Pedro João Serra, assim como, do Presidente da Câmara Municipal, Leopoldo Rodrigues.

O início do percurso pedestre terá lugar à entrada de Louriçal do Campo às 06:30 horas (470m de altitude). Passando pela Igreja Matriz de S. Bento (séc. XVI), as ruas sucedem-se até sair, por entre hortas e olivais, na direção das abas da serra.

O périplo por entre muros de pedra solta leva ao cruzamento de um pinhal. Atinge-se então o caminho para o alto da serra, que passa junto ao alto da cruz jesuíta serpenteando por entre o caos de bolas. A vegetação diversifica-se com a presença de grandes sobreiros e de manchas de carvalho-negral. Numa curva surge o cruzamento que permite encurtar o percurso através da variante PR1.1 e que dá acesso a interessantes parques de merendas/miradouros, no sentido de Casal da Serra.

A variante mais longa sobe agora na direção da Baldeira, passando por um parque de merendas e por vias de escalada equipadas.

No cruzamento para Castelo Novo, surge um dos miradouros mais famosos da Gardunha, com uma panorâmica imensa sobre o anfiteatro de Castelo Novo.

Mais à frente, é o reino das formas graníticas, verdadeiros monumentos geológicos, no alto do castelo Velho (1443 m). A partir daqui, o caminho desce na direção de Casal da Serra, cruzando numerosas nascentes e captações de água. Junto da casa dos Serviços Municipalizados, um trilho leva à magnifica garganta do Ocreza, onde levadas de pedra permitem o acesso a recônditas piscinas naturais de águas cristalinas separadas por belas quedas de água e a 18 azenhas escondidas no meio da diversidade exuberante da flora ripícola.

Alcança-se Torre, e cruzando o rio, atinge-se Louriçal pela rua de São Sebastião, por entre hortas e caminhos ladeados por grandes muros de pedra solta.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!